Política -
Visibilidade das mulheres com deficiência no enfrentamento à violência será tema de debate nesta terça
Termômetro da Política
Compartilhe:
Debate integra a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher (Foto: Depositphotos)

As comissões de Defesa dos Direitos da Mulher e de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência promovem, nesta terça-feira (6), audiência pública conjunta para discutir sobre a falta de visibilidade das mulheres com deficiência no enfrentamento à violência. O debate integra a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, promovida pela Secretaria da Mulher.

Veja também
NoWordCup2022

Foram convidados para o evento:
– a atleta paralímpica de vela Ana Paula Marques;
– a fundadora e coordenadora da Frente Nacional das Mulheres com Deficiência, Rosana Lago;
– a pesquisadora do Grupo de Pesquisa da Feevale Carolini Constantino; e
– o secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Cláudio de Castro Panoeiro.

O debate foi solicitado pela deputada Tereza Nelma (PSD-AL). Segundo ela, a violência contra a mulher de uma forma geral já é invisibilizada na nossa sociedade, e a violência contra a mulher com deficiência é ainda mais.

“Essas mulheres não são amparadas pela estrutura de serviços públicos que muitas vezes não dispõe de acessibilidade e até mesmo mobilidade urbana para que elas cheguem ao local para fazer a denúncia. Além disso, a falta de autonomia de uma parcela das mulheres com deficiência e a vulnerabilidade inerente a certas deficiências gera ‘violências invisíveis’ e isso aumenta a subnotificação das agressões”, diz.

A audiência pública será realizada às 13 horas no plenário 13.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Compartilhe: