Geral -
Alunos da UFPB são finalistas da ICT Competition 2022 da Huawei, no Brasil
Termômetro da Política
Compartilhe:
(Foto: Rawpixel.com/Freepik)

Os alunos Miguel Marques Ferreira, João Guilherme Sales de Oliveira e Ygor Barbosa Alves, do curso de Engenharia Elétrica do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (Cear) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foram classificados entre as 14 equipes finalistas da etapa brasileira da ICT Competition 2022, realizada pela Huawei, multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes.

A final da etapa nacional ocorrerá entre os dias 27 a 29 de dezembro, em São Paulo, e reunirá professores e estudantes que participarão de atividades, que incluem provas escritas, palestras, visitas ao Centro de Distribuição 5G da Huawei, localizado em Sorocaba, além de confraternizações, e trocas de experiências e de conhecimentos.

A competição é uma iniciativa da empresa e visa fomentar o desenvolvimento de talentos na área de TIC. No Brasil, conta com o apoio do Ministério da Educação. Neste ano 97 instituições brasileiras se inscreveram na competição que visa promover e difundir conhecimentos nas áreas de tecnologias disruptivas como cloud computing, redes e inteligência artificial

Veja também
Medida provisória zera alíquotas do PIS e Cofins do setor aéreo

Para o Diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (Cear), Prof. Euler Macedo, as capacitações oferecidas pela Huawei, por meio da plataforma ICT Academy, são ótimas ferramentas para a formação dos alunos. “Os programas de certificação e de atualização profissional oferecidos de forma gratuita aos alunos das instituições parceiras são ótimas oportunidades. Destaco também as iniciativas hands on, que permitem a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos e os treinamentos em soft skills a partir de competições gamificadas. Trata-se de uma riqueza de experiências que preparam o aluno de graduação para o mercado de trabalho de forma holística”, avaliou o docente.

Os vencedores da final brasileira da ICT Competition se classificam automaticamente para a etapa latino-americana, que deve acontecer no início do ano que vem em um país do Mercosul a ser definido.

ICT Competition 2023

Para participar da Huawei ICT Academy e da ICT Competition, instituições de ensino, faculdades e universidades, com cursos de graduação nas áreas de tecnologia, engenharia e TIC, devem visitar o site do MECPlace, do Ministério da Educação.

Confira a seguir as instituições brasileiras finalistas da etapa nacional 2022:

-FATEC Registro
-Instituto Federal do Ceará
-Instituto Federal da Paraíba
-Instituto Federal do Paraná
-Instituto Federal de São Paulo
-Instituto Federal do Tocantins
-SENAI
-Universidade Federal da Paraíba
-Universidade Estadual do Ceará
-Universidade Federal do Ceará
-Universidade do Estado do Mato Grosso
-Universidade Federal do Ceará
-Universidade Federal do Tocantins

Fonte: Ascom/UFPB

Compartilhe: