Geral -
Procurador é ameaçado por defender direitos de trabalhadores transgêneros
Termômetro da Política
Compartilhe:
Eduardo Varandas é procurador no Ministério Publico do Trabalho na Paraíba (Foto: Reprodução/Instagram)

O procurador no Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), Eduardo Varandas, foi ameaçado por um usuário da rede social Instagram identificado como @rickrfs. O crime ocorreu no dia 19 de dezembro, mas somente hoje (27) foi divulgado pelo procurador em seu perfil na mesma rede social.

No conteúdo da mensagem, o criminoso diz que o câncer e a AIDS vão “comer” o procurador, que tem seu trabalho voltado sempre para a defesa dos direitos humanos.

“O câncer e a AIDS irá le [sic] comer todinho seu lixo” e “Supremo tribunal é um lixo igual vc, supremo é Deus e eu vou escutar nas redes de TV o seu sofrer com uma doença que vai le [sic] matar aos poucos ou botando sangue pelo órgão excretor” são dois dos trechos da ameaça.

Veja também
Simone Tebet aceita convite para comandar o Planejamento no Governo Lula

Na legenda da publicação em que divulga a ameaça da qual é vítima, Varandas comentou: “Não me intimido com ameaças. Continuarei meu trabalho na defesa dos direitos humanos, nomeadamente em face daqueles menos favorecidos. Ps: A ameaça ocorreu quando expedi notificações na proteção de pessoas transgêneras.” Confira:

Sobre a notificação

Na sexta-feira (16), o MPT emitiu uma recomendação a empresas, órgãos públicos e outras entidades para que seja respeitado o direito da pessoa trans em utilizar o banheiro de acordo com a sua identificação de gênero.

Para Varandas, além de haver o reconhecimento de pessoas trans como detentoras de direitos, devem ser asseguradas práticas de combate às diversas formas de preconceito e discriminação em função da orientação sexual e identidade de gênero no ambiente de trabalho.

Ainda na sexta-feira (16), em matéria para o MPT, o procurador ressaltou: “A sociedade precisa respeitar a identidade de gênero de cada pessoa humana. O STF já decidiu que inexiste diferença entre pessoas trans e cis. Esse reconhecimento judicial deve ser aplicado em todas as esferas da sociedade e também no cotidiano de trabalhadores em todo o Estado da Paraíba.” Confira a notificação recomendatória na íntegra.

(Arte: Reprodução/Dossiê Assassinatos e Violências Contra Travestis e Transexuais Brasileiras em 2022)

Segundo o dossiê de Assassinatos e violências contra travestis e transexuais brasileiras em 2021 (ANTRA), o Brasil se manteve, até 2021, na liderança como país que mais assassinou pessoas trans no mundo.

Com informações do MPT-PB; colaborou Laura de Andrade.

Compartilhe: