Política -
Fotógrafo de Lula teve equipamentos roubados nos atos terroristas em Brasília
Laura de Andrade - sob supervisão de Felipe Gesteira
Compartilhe:
Presidente Lula e o fotógrafo Ricardo Stuckert (Foto: Reprodução/Instagram)

Ricardo Stuckert, fotógrafo que documenta a vida do presidente Lula (PT) desde os seus dois últimos mandatos, revelou na segunda-feira (9), por meio de suas redes sociais, que os danos causados pela depredação que os bolsonaristas criminosos cometeram no último domingo, dia 8 de janeiro, também lhe afetaram diretamente. Equipamentos de trabalho como máquinas fotográficas, drones e lentes foram levados pelos terroristas. “Sou fotojornalista há mais de 30 anos e nunca vi tamanha barbárie. A destruição está por toda parte”, lamentou.

Na mesma publicação, Ricardo divulgou um vídeo que mostra imagens do Palácio do Planalto após o ataque do dia 8 de janeiro, um momento histórico marcado por atos antidemocráticos, depredação do patrimônio público, ataques à história e ‘à cultura do país.

Veja também
Alexandre de Moraes determina prisão de Anderson Torres, ex-ministro de Jair Bolsonaro

O vídeo inicia com a frase “Democracia exige respeito às instituições”. Em seguida, surgem imagens do Palácio narradas na voz de Lula, que versa sobre as garantias da democracia.

Nos comentários, jornalistas como Flávia Oliveira, Gabriela Valente e Chico Pinheiro lastimaram. “Que tristeza. Minha solidariedade, Ricardo querido. Que os culpados sejam capturados e punidos”, disse Flávia.

O ator Fábio Assunção também o apoiou. “Ricardo querido. Inestimável o valor histórico de tudo que documenta”, comentou o artista.

No tuíte, o fotógrafo diz “Sou fotojornalista há mais de 30 anos e nunca vi tamanha barbárie. A destruição está por toda parte. Levaram minhas máquinas fotográficas, lentes, drone. Levaram parte do meu trabalho. Não são apenas objetos subtraídos e outros depredados. É a nossa história, a nossa memória.”

Confira:

Compartilhe: