Justiça -
Vítimas do Holocausto são lembradas em homenagem durante Sessão do TRE-PB
Laura de Andrade - sob supervisão de Felipe Gesteira
Compartilhe:
Juiz José Ferreira Ramos Júnior na 5ª Sessão Ordinária do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (Foto: Reprodução/Youtube)

Em sessão no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), o magistrado José Ferreira Ramos Junior fez uma homenagem ao Dia Internacional da Lembrança do Holocausto, que é comemorado mundialmente hoje (27), em memória às vítimas. Durante a sua fala, foi enfatizado que não se deve esquecer jamais a morte de pessoas “por serem como são”.

O que foi o Holocausto

Durante a Segunda Guerra Mundial, aproximadamente 6 milhões de judeus, ciganos, mulheres e homossexuais foram assassinados. O genocídio foi cometido pelos nazistas da Alemanha, a partir de uma ideologia fundamentalmente racista, e em um “programa de destruição de todas as comunidades judaicas que fossem encontradas”, como pontuou José Ferreira. Raças consideradas inferiores como ciganos, poloneses, homossexuais, deficientes, comunistas, testemunhas de Jeová, entre outros estavam entre as vítimas.

Na mesma ocasião, Olga Benário Prestes também foi lembrada. Foi a Procuradora da República Acácia Soares Peixoto Suassuna que lembrou de um trecho da sua última carta, em que dizia “Agora vou dormir para ser mais forte amanhã”. Olga era comunista, a vítima nasceu na Alemanha, de origem judia e foi presa no Brasil. Daqui, foi deportada para a Alemanha e morta pelos nazistas.

Veja também
Deputados não reeleitos se despedem da Assembleia Legislativa da Paraíba

O tema em questão lança luz sobre a possível prática de genocídio pelo povo Yanomami, que está em investigação pela Polícia Federal. A instituição apura a se houve omissão de socorro pelo governo Bolsonaro, investiga crimes ambientais e outros atos contra esse povo.

A Terra Indígena Yanomami é a maior do país, em extensão territorial, e sofre com a invasão de garimpeiros. A contaminação da terra e da água pelo mercúrio usado no garimpo impacta na disponibilidade de alimento nas comunidades. Nos últimos anos, a situação de contaminação e fome levou à morte 570 crianças, das quais 505 tinham menos de 1 ano. No ano passado, foram confirmados 11.530 casos de malária na região do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y). As faixas etárias mais afetadas estão entre os maiores de 50 anos, seguidas pelas faixas de 18 a 49 anos e de 5 a 11 anos.

Confira a 5ª Sessão Ordinária do TRE-PB: 

Com informações de Agência Brasil

Compartilhe:
Palavras-chave
holocaustotre-pb