Geral -
Lula deixa recesso de Carnaval e chega a São Sebastião após fortes chuvas que atingiram a região
Termômetro da Política
Compartilhe:
Lula mobilizou todos os esforços da esfera pública federal para o pronto atendimento às vitimas (Foto: Reprodução/Twitter)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) interrompeu seu recesso de Carnaval e chegou nesta segunda-feira (20) ao município de São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo, após sobrevoar a região atingida por fortes chuvas nos últimos dias. Lula mobilizou todos os esforços da esfera pública federal para o pronto atendimento às vitimas, assim como o devido suporte ao Governo do Estado de São Paulo.

“Vamos reunir todos os níveis de governo e, com a solidariedade da sociedade, atender feridos, buscar desaparecidos, restabelecer as rodovias, ligações de energia e telecomunicações na região. Meus sentimentos às famílias que perderam pessoas queridas nesta tragédia”. publicou Lula, ontem (19), em seu perfil no Twitter.

Socorro

O Ministério da Saúde está enviando hoje (20) kits com medicamentos e outros insumos para a região do litoral norte de São Paulo, área bastante afetada pelas chuvas neste fim de semana. Os kits de apoio contêm 25 tipos de medicamentos e 13 diferentes insumos para populações em situação de emergência.

Veja também
Podcast 40 Graus: salário mínimo

De acordo com o Ministério da Saúde, os kits atendem cerca de 4,5 mil pessoas durante um mês.

Por meio de nota, o ministério informou que prestará todo o suporte necessário para reforçar a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) nas áreas afetadas pelas chuvas.

Calamidade pública

Portaria do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, publicada em edição extra do Diário Oficial da União desse domingo (19), reconhece estado de calamidade pública no município de São Sebastião (SP). A cidade do litoral paulista foi atingida por temporais que superaram 600 milímetros em menos de oito horas. Pelo menos 36 pessoas morreram.

As chuvas persistentes causaram bloqueio de estradas, queda de barreiras, inundações, deslizamentos, desabamentos e afetaram o abastecimento de água e energia. Uma criança morreu no município de Ubatuba, também no litoral de São Paulo.

Segundo a Defesa Civil de São Paulo, três cidades do litoral norte de São Paulo registraram, nas últimas 24 horas, o volume de chuva esperado para todo o mês de fevereiro. Em São Sebastião, o volume nas últimas 24 horas foi o dobro da média esperada para o mês.

Com informações da Agência Brasil

Compartilhe:
Palavras-chave
lulasão sebastião