Política -
Audiência pública vai debater alargamento da faixa de areia das praias de João Pessoa
Termômetro da Política
Compartilhe:
Orla do Cabo Branco será afetada com proposta de alargamento da faixa de areia (Foto: Arquivo/Felipe Gesteira)

No início do mês de fevereiro, a Prefeitura de João Pessoa declarou que tem estudado a possibilidade de alargar a faixa de areia das praias urbanas da capital paraibana. O anúncio provocou preocupação em parcela da população, que têm se movimentado contra a ideia. Com isso, a deputada Cida Ramos (PT) propôs o debate do tema, com o objetivo de convocar a população da cidade e pressionar o prefeito Cícero Lucena (PP) a explicar à população e convencer especialistas de que o alargamento das praias trará benefícios à capital. O projeto será tema de audiência pública na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), e acontecerá no dia 1 de março, às 14h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações na Paraíba (Sintell).

Logo após a confirmação da ideia de transformar a orla de João Pessoa em algo semelhante ao que foi feito em Balneário Camboriú (SC), onde as praias beneficiam a especulação imobiliária, a deputada Cida Ramos questionou, na ALPB, como seria o projeto. “O prefeito Cícero Lucena quer empurrar seu projeto de alargamento das praias de João Pessoa sem ouvir a população. Nós queremos a discussão com técnicos, com especialistas. Estamos convocando diversos profissionais da área para discutir. Queremos a presença da prefeitura para apresentar o projeto e para ouvir o que os especialistas pensam sobre isso”, disse Cida.

Veja também
Programação de março do Cine Banguê destaca filmes dirigidos ou protagonizados por mulheres

Para a audiência, serão convidados profissionais da área, cientistas, assim como representantes da Prefeitura de João Pessoa. “Apesar das informações preliminares fornecidas pelos órgãos municipais, não se sabe detalhamentos de impacto ambiental; uma vez que a obra também contempla a da barreira do Cabo Branco, bem como os impactos sociais e econômicos”, diz trecho da justificativa do evento.

Além da audiência, a população também tem se mobilizado nas redes sociais por meio de um abaixo-assinado virtual com o objetivo de barrar os impactos ambientais da ação. Ele conta com mais de 20 mil assinaturas e foi desenvolvido pela página “Minha Jampa”, uma rede de ação atuante na capital paraibana, em defesa de uma cidade ambientalmente mais sustentável.

Serviço

Local da audiência pública: Auditório do Sintell, localizado na rua Rodrigues de Aquino, 290, Centro, às 14h.
Transmissão ao vivo: www.youtube.com/legislativopb

Com informações da assessoria de imprensa da deputada Cida Ramos

Colaborou Laura de Andrade

Compartilhe: