ads
Geral -
Procon-JP realiza megaoperação nos postos de combustíveis da capital nesta quarta-feira
Termômetro da Política
Compartilhe:
Balanço final da megaoperação será divulgado na próxima terça-feira (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Mais de 50 servidores da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) estão nas ruas, nesta quarta-feira (1), para fiscalizar todos os postos de combustíveis instalados na capital com o objetivo de evitar aumentos abusivos nos preços, considerando que hoje retorna a cobrança dos tributos federais para o álcool e a gasolina. Todos os locais que forem flagrados cometendo algum tipo de irregularidade serão autuados e sofrerão penalidades, a exemplo de multas.

As 10 equipes do Procon-JP que estão percorrendo os revendedores de combustíveis da Capital também estão notificando todos os locais para entrega da documentação, em um prazo de 48 horas, da transação de compra e venda de todos produtos nos últimos dias. O balanço final da megaoperação será divulgado na próxima terça-feira (7), trazendo, inclusive, os nomes das empresas que cometeram irregularidades.

O secretário Rougger Guerra adianta que a megaoperação realizada pelo Procon-JP envolve quase todos os setores da secretaria. “Nossas equipes estão avaliando os preços praticados nas bombas nesta quarta-feira, além de solicitar a documentação de compra e venda dos produtos. E quem estiver praticando irregularidades e/ou aumentando os preços injustificadamente, ou coisa do tipo, será autuado de forma imediata”.

Resultados

O balanço final da megaoperação desta quarta-feira será divulgado na próxima terça-feira e vai expor, pela primeira vez, os nomes de todas as empresas em que foram constatadas irregularidades. “Estamos mudando o formato de divulgação do nosso balanço ao divulgar os nomes das empresas, sejam elas postos ou distribuidoras, já que anteriormente só divulgávamos após a finalização de todo processo administrativo. Mas, avaliamos que divulgar os nomes dos infratores deixa a população mais alerta para se proteger de possíveis abusividades, principalmente no segmento combustível”.

Veja também
Governo pede suspensão da venda de ativos da Petrobras por 90 dias

Rougger Guerra salienta que a divulgação do balanço final só ocorrerá na próxima semana, porque é preciso aguardar a entrega de todos os documentos por parte das empresas e a posterior avaliação do corpo jurídico do Procon-JP.

Outras denúncias

O Procon-JP emitiu na última terça-feira, 28, autos de constatação, de notificação e de infração para a distribuidora de combustíveis Raizen (representante da Shell no Brasil) por se recusar a prestar informações sobre o bloqueio do sistema que recebe os pedidos de compra de combustíveis por parte dos postos, além de se negar a informar o volume desses produtos em sua base na Paraíba. A multa pode chegar a R$ 2 milhões.

A Secretaria recebeu denúncia de um dono de posto sobre o bloqueio do sistema de pedidos da distribuidora, que levantou a suspeita de que reabririam no dia seguinte com os preços reajustados para mais. O Procon-JP também está encaminhando toda a documentação do processo contra a distribuidora para a Delegacia Especializada do Consumidor (MPE) para apuração de possível infração ao tipo penal descrito na Lei 8137/1990 em seu artigo 7º, inciso VI.

A multa é consequência da sonegação de informações e se configura em prática irregular de acordo com artigo 4º do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Atendimentos do Procon-JP

Sede: Avenida Pedro I, 473, Tambiá

Orientação e dúvidas: 0800 083 2015

Procon-JP na sua mão: 83 98665-0179

Fonte: PMJP

Compartilhe: