ads
Geral -
Emlur e Sedest retomam Oficina de Design para Artesanato com produção de obra com garrafas PET
Termômetro da Política
Compartilhe:
A iniciativa busca proporcionar momentos de leveza e descontração, além de suporte psicológico (Foto: Carlos Nunes/PMJP)

A partir do reaproveitamento de garrafas PET é possível produzir um trabalho artístico. Esse é o objetivo da Oficina de Design para o Artesanato, realizada pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest). A ministrante da oficina, que está em sua segunda etapa, é a artista plástica Laila Assef. A capacitação ocorre no Celeiro Espaço Criativo, no Altiplano.

A primeira etapa da oficina ocorreu no ano passado. No período de intervalo, os artesãos cortaram garrafas PET em forma de flores para produzir uma obra de arte. A oficina foi retomada na última segunda-feira (6) e segue até a próxima sexta-feira (17), com a finalização da obra, que será assinada pelos artesãos.

“Nossa ideia é montar uma nuvem de flores com iluminação e expô-la em um local fechado, o qual ainda estamos definindo”, comenta Laila Assef. Ela explica que as flores de plástico serão pintadas de branco e acopladas sobre uma tela de arame, sendo amarradas por cabos de aço.

Veja também
CCJ aprova projetos que fortalecem direitos das mulheres paraibanas

“Quero que as pessoas se sintam empoderadas em fazer esse trabalho, com a consciência de que é possível reutilizar materiais e gerar renda extra. Ao aprender a lidar com a garrafa PET, sabendo como cortar, moldar, pintar e unir uma peça com outra, surge um universo de possibilidades”, destaca a artista plástica.

Ao todo, são 36 participantes, entre artesãos da Emlur e os inscritos pela Sedest. Um deles é a pescadora e artesã, Ivonete da Silva.  Ela trabalha com obras feitas de escamas e conchas e já fez curso com Laila Assef. “Tenho peças expostas no Celeiro Espaço Criativo e participei do Salão de Artesanato. Agora, quero aprender mais, ampliar as possibilidades e incluir o PET no meu artesanato”.

A artesã da Divisão de Arte e Cultura (Diac) da Emlur, Claudinete Alves, também está feliz com o aprendizado. “Pra mim, foi uma novidade, uma experiência nova, porque eu não sabia como fazer essas rosas de plástico. A gente pega a garrafa, lava, enxuga e molda em formato de rosa. Essa obra que estamos fazendo vai ficar linda”.

Fonte: PMJP

Compartilhe: