Justiça -
“Hortas para a liberdade”: projeto promove ressocialização com plantio de pimentas sem agrotóxicos
Termômetro da Política
Compartilhe:
Plantação de pimenta na cadeia de Remígio (Foto: TJPB/Reprodução)

A plantação e o cultivo de vários tipos de pimenta, totalmente livre de agrotóxicos, passou a ser um projeto de ressocialização das pessoas privadas de liberdade, que cumprem pena no município de Remígio, localizado no Agreste paraibano. A iniciativa leva o nome ‘Hortas para Liberdade: produção de conservas e molho de pimenta’. Com apoio da juíza titular da Vara Única da Comarca, Juliana Dantas de Almeida, e do diretor da Cadeia Pública daquela cidade, André Miguel, a ideia partiu do técnico, Lucas Brás, que representa a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O projeto tem autorização da Vigilância Sanitária Municipal e tem demonstrado uma ferramenta importante para a remissão da pena, por meio da qualificação da mão de obra dos reeducandos. A ideia deu tão certo, que os reeducandos participaram do Salão de Artesanato de João Pessoa, no início deste ano, quando expuseram seus produtos.

Veja também
Deputado João Gonçalves acompanha obras de infraestrutura no José Américo

Conforme a magistrada, atualmente, na unidade prisional de Remígio, existem mais de 400 pés de pimenta plantados e está sendo preparado o terreno na parte externa para plantio de mais 2.000 mudas de diversas espécies de pimenta, além da plantação de outras hortaliças e legumes, que incrementam a alimentação da população carcerária. “Para a produção dos molhos e conservas das pimentas, foi construída uma agroindústria dentro da Cadeia Pública, onde oito apenados participam, ativamente, de todo o processo, obtendo qualificação instrucional e remindo a pena”, comentou Juliana Dantas de Almeida, que também é diretora do Fórum local.

Para a juíza, o crescimento da população carcerária é um problema social grave. “São milhares de homens e mulheres que superlotam os presídios e cadeias em nosso país. É correto que as pessoas praticantes de crimes gravíssimos sejam penalizadas pelos seus atos, mas é importante, também, que tais pessoas enquanto estiverem privados da sua liberdade, tenham direito à ressocialização”, comentou. Juliana Dantas lembrou que a pimenta ‘Vila Branca’, carro-chefe do projeto, é produzida pelos reeducandos da Cadeia Pública de Remígio, desde o plantio até o processamento das pimentas, mas a iniciativa teve início na unidade prisional de Solânea e hoje tem notoriedade em todo o Estado da Paraíba.

Fonte: TJPB

Compartilhe: