Cultura -
Museu do STF reabre para visitação após ataques do dia 8 de janeiro
Termômetro da Política
Compartilhe:

O Museu do Supremo Tribunal Federal (STF) reabriu nessa quarta-feira (8) para visitação do público, dois meses após os ataques de 8 de janeiro. Os visitantes já podem acessar o seu acervo permanente, localizado no subsolo do edifício-sede do STF.

Museu do Supremo Tribunal Federal, localizado no subsolo do edifício-sede do STF (Foto: Reprodução/STF)

Inaugurado em 2021, o museu tem uma área de quase mil metros quadrados e reúne documentos históricos, fotografias, mobiliário, além de obras de arte que antes estavam distribuídos por diversos pontos do Tribunal. Apesar de localizado no subsolo do edifício-sede, o museu não foi atingido pelos atos de vandalismo.

Veja também
Entidades e parlamentares pedem investigação contra deputado Nikolas Ferreira por transfobia

Também na quarta-feira foi inaugurada uma área em homenagem às ministras que atuam e atuaram na Corte. O novo espaço conta com os retratos da presidente do STF, ministra Rosa Weber, da ministra Cármen Lúcia e da ministra aposentada Ellen Gracie, informando as datas de suas respectivas posses no STF. As três são as únicas mulheres que já integraram a Corte desde a sua fundação, há 132 anos.

Gravada abaixo das fotografias das ministras está a seguinte frase do ministro aposentado Celso de Mello: “Por uma comunidade inclusiva, onde não haja discriminação de gênero e na qual a igualdade, a liberdade e o respeito pela condição feminina não se transformem em palavras vãs”.  

O museu também pode ser visitado on-line

Fonte: STF

Compartilhe:
Palavras-chave
museustf