Geral -
MC Guimê e Cara de Sapato são expulsos do BBB e Polícia instaura inquérito para investigação criminal
Laura de Andrade - sob supervisão de Felipe Gesteira
Compartilhe:

Não foi dessa vez que um paraibano saiu do Big Brother Brasil (BBB) orgulhando seus conterrâneos. A edição de quinta-feira (16) do reality show mostrou que a sequência de episódios de assédio praticados por Cara de Sapato e MC Guimê com a mexicana Dania Mendez resultou na expulsão dos dois participantes. Os demais que permaneceram na casa ficaram surpresos com a decisão que Tadeu Schmidt trouxe, reflexo de atitudes criminosas que contrariam as regras do programa, segundo o apresentador. No mesmo dia, a Polícia Civil do Rio de Janeiro instaurou um inquérito para investigação do crime de importunação sexual.

Participante Cara de Sapato, expulso na quinta-feira (16) do Big Brother Brasil (Foto: Reprodução/Youtube)
Entenda o caso

A participante Dania Mendez chegou no programa Big Brother Brasil na quarta-feira (15) e nas primeiras horas já foi assediada por um homem. Foi durante a madrugada da  quinta-feira (16) que o paraibano Cara de Sapato começou a importunar a participante recém-chegada. Estava acontecendo uma festa e, durante as tentativas do participante, a mexicana demonstrou desconforto na insistência. Com isso, a direção do programa emitiu um alerta ao paraibano. Logo após a série de acontecimentos, os internautas se posicionaram negativamente às atitudes de Sapato.

O assediador chegou a imobilizar a mexicana na cama de um dos quartos do programa, identificado como quarto “fundo do mar”. Enquanto a mexicana tentava afastá-lo, a direção do programa emitiu um aviso de atenção direcionado ao participante. Depois, ele recuou. Outros participantes estavam presentes no momento, como Alface, Sarah, Marvvila e Domitilla. 

Cara de Sapato tentando beijar Dania à força (Foto: Globoplay/Reprodução)

Em um dos momentos, o participante atribuiu a culpa do seu comportamento à bebida. “A culpa é de vocês duas [terem oferecido bebida]”, disse Sapato a Dania. E então, a mexicana respondeu: “sem mais uísque para Sapato”. Depois, exclamou, incomodada: “Ya! No!”, que significa “já chega! Não!”, em mais uma tentativa frustrada de Sapato, após uma sequência de assédios.

Outro participante, o cantor Guimê, também assediou a mulher ao passar a mão na bunda dela sem consentimento. Na quinta-feira (16), o seu nome estava nos “Assuntos do Momento” da rede social Twitter, juntamente com as palavras “assédio”, “dania” e “não é não”. Ainda na rede social, internautas opinaram sobre o acontecimento e pediram a expulsão dos dois participantes, Guimê e Cara de Sapato. Internautas também questionaram se a emissora que exibe o programa, a Rede Globo, iria deixar o assédio impune, além de demonstrar preocupação com a participante. Invasivo e incoerente também foram adjetivos utilizados para demonstrar repúdio aos brothers.

Ainda na quinta-feira (16), a Polícia Civil do Rio de Janeiro instaurou um inquérito para investigação de Guilherme Aparecido Dantas Pinho e de Antônio Carlos Coelho de Figueiredo Barbosa Júnior, conhecidos respectivamente por MC Guimê e Cara de Sapato, para o crime de importunação sexual, presente no artigo 215-A do Código Penal e que prevê que “praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro” é crime, com reclusão de um a cinco anos. 

O discurso de expulsão

O início da noite de ontem (16) no BBB foi marcado pelo recado do apresentador aos participantes do reality show e aos telespectadores do programa, ao informar, primeiro aos que assistiam de suas próprias casas, que o programa respeitava a opinião de Dania, porém, também tinham um posicionamento sobre o ocorrido na noite anterior, ou seja, os assédios praticados por Cara de Sapato e MC Guimê. Em seguida, informou que iria conversar com os participantes da casa.

“Era fundamental ouvir o que a Dania tinha a dizer sobre o que aconteceu durante a festa. O BBB 23 respeita a opinião da nossa convidada, mas também tem o seu posicionamento com o ocorrido. Por isso, nós vamos lá na casa falar com todos eles”, disse o apresentador no início do programa.

Ao entrar em contato com brothers, Tadeu iniciou o discurso de expulsão. Ele frisou que o que aconteceu foi desagradável com a vítima e, mesmo após os esclarecimentos que foram dados, o que foi visto e ouvido prevaleceu na decisão que logo mais iria trazer à tona: a expulsão da dupla. O apresentador deixou claro que o programa repudiou o comportamento de Sapato e Guimê e pontuou que “é preciso tomar cuidado com os limites aqui [dentro da casa] e fora”.

Veja também
Inscrições para o edital ‘Prefeitura Parceira das Mulheres’ estão abertas; 3ª edição terá diversidade como tema

“Boa noite. Eu queria muito estar aqui hoje para falar de festa, de alegria, mas estou aqui para falar de algo bem desagradável. Nós temos na nossa casa uma convidada, uma visitante, uma pessoa que veio de outro país. Mas, acima de tudo, uma mulher. E como todas as mulheres, merecem respeito absoluto. Nós conversamos com a Dania. Obrigado, Dania, pelos esclarecimentos. Mas, a partir de tudo o que vimos e ouvimos, eu estou aqui para dizer que nós não gostamos do que vimos ontem. Sapato e Guimê passaram do ponto. É preciso tomar cuidados com os limites aqui, e fora daqui. Assim, por contrariar as regras do programa, Guimê e Sapato estão eliminados do BBB 23. Por favor, os dois podem se despedir da casa e se encaminhar agora mesmo ao confessionário. Seus pertences serão entregues depois pela produção”, disse o apresentador.

Depois do discurso, Tadeu aguardou os participantes se despedirem dos assediadores e voltou à casa para dar um recado direcionado à Dania, na frente de todos que ali estavam presentes. “Amigos, voltei para falar especialmente com a Dania. Deixa eu deixar bem claro isso Dania. O que aconteceu hoje, aqui, não tem nada a ver com o que você falou. Nada. É uma decisão nossa. Puramente nossa. É uma decisão do programa, e não foi tomada por nada que você disse, tá? Essa responsabilidade não é sua, essa culpa não é sua, fique tranquila e a gente não quer ver você chorando”, confortou.

Confira o discurso na íntegra:

Após a expulsão, mulheres na rede social Twitter confessaram que o episódio de ontem (16) lhes ativou gatilhos relacionados à culpa e vivências anteriores com semelhança ao que aconteceu entre Cara de Sapato e Dania. “Esse negócio da dania foi um gatilho gigantesco pra mim. Ver ela chorando e se sentindo culpada, aquela exposição ridícula da produção e a relativização de algumas pessoas na casa e de muitos que estão assistindo sobre o que aconteceu. Parece que vi a Fernanda de 2015/2016 ali”, disse um dos tweets. Outra usuária escreveu: “ontem fiquei nervosa quando mostraram a Dania sendo questionada antes de anunciarem a eliminação. jurava que iam usar aquele infeliz método de decidir se foi assédio consultando a vítima. disparou o famoso gatilho de uma situação no colégio, muito parecida com o que o Sapato fez”.

https://twitter.com/advochataaa/status/1636732303983403008?s=20
Compartilhe: