ads
Política -
Projeto suspende regra sobre análise de capacidade de pagamento de entes federativos
Termômetro da Política
Compartilhe:

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 33/23 suspende a vigência de uma regra do Ministério da Economia (atual Ministério da Fazenda) que exige, para a análise da Capacidade de Pagamento (Capag) dos estados e municípios, a apresentação do parecer prévio conclusivo do tribunal de contas sobre as contas do chefe do Poder Executivo (governador ou prefeito).

Deputado destaca que os municípios ainda não superaram a crise econômica provocada pela pandemia de Covid-19, que afetou seus balanços (Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados)

A regra consta na Portaria ME 5.623/22. O projeto, em tramitação na Câmara dos Deputados, é do deputado Domingos Neto (PSD-CE).

Apesar de reconhecer a importância da medida, Domingos Neto avalia que os municípios brasileiros ainda não superaram a crise econômica provocada pela pandemia de Covid-19, que afetou seus balanços, com consequências negativas sobre a Capag.

Veja também
Reverter a fome em quatro anos será grande desafio, diz secretária

“O PDL visa suspender os efeitos do §6º do artigo 2º da portaria para que os municípios possam realizar uma transição mais suave para a normalidade econômica”, disse o deputado.

Criada pelo Tesouro Nacional, a Capag é uma classificação da saúde fiscal dos estados e municípios, com base em indicadores fiscais. Os entes precisam ter nota A ou B na Capag, de uma escala que vai até D, para receber garantias da União em novos empréstimos.

Tramitação
O projeto será despachado para análise das comissões. Depois o texto deve ser submetido ao Plenário da Câmara dos Deputados.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Compartilhe: