Geral -
Reinserção social: presídio de Sapé busca profissionalizar pessoas privadas de liberdade com sistema de hidroponia
Termômetro da Política
Compartilhe:

Com o apoio e suporte da Vara de Execução Penal (VEP) da Comarca de Sapé, a Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (Seap) realiza, no Presídio Regional do Município, o projeto profissionalizante em horticultura hidropônica. Segundo o juiz titular da 1ª Vara Mista de Sapé, Anderley Ferreira Marques, essa é uma forma de aumentar a oferta de trabalho na unidade prisional, obter alimentação saudável sem custos e avançar com as políticas de reinserção social de pessoas privadas de liberdade, no interior do Estado.

O projeto aguarda aprovação (Foto: Reprodução/TJPB)

“Antes de tudo, procuramos a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para iniciarmos o projeto e, sendo aprovado, vamos liberar verbas de transações penais e prestações pecuniárias. Com o aumento de oferta de trabalho, mais presos poderão reduzir o tempo de pena pela remição”, comentou Anderley Ferreira.

Veja também
TCU manda Marinha devolver R$ 27 mil pagos por Viagra superfaturado

No dia 27 de março, foi realizada uma visita técnica para estudo de viabilidade no Presídio Regional de Sapé, com a presença de representantes do Juizado de Execução Penal, do Programa Ressocialização Hortas para a Liberdade da Seap e da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), além de policiais penais da unidade prisional.

A hidroponia é um sistema de cultivo que permite que as plantas cresçam em uma solução de água com nutrientes, ou seja, sem a presença de terra. Além disso, a água utilizada pode ser recuperada e reciclada. Este sistema permite o uso racional de água e nutrientes, com baixíssimo consumo, como também a programação da produção, a precocidade da primeira colheita, um maior período de produção e, com isso, maior produtividade por planta e por unidade de área.

Fonte: TJPB

Compartilhe: