Política -
Com Pollyanna, PB assume vice-presidência da Câmara Temática da Assistência Social do Consórcio Nordeste
Termômetro da Política
Compartilhe:

 
A Paraíba acaba de assumir a vice-presidência da Câmara Temática da Assistência Social do Consórcio Nordeste. A eleição aconteceu na Sede do Consórcio, em Brasília, nessa segunda-feira (3), na reunião da Câmara, que durou o dia inteiro e contou com a presença de secretários e técnicos dos 9 estados do Nordeste. Na oportunidade, foram definidas as prioridades de atuação para a região, que serão sugeridas ao ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, nesta terça-feira (4). Dentre as ações priorizadas estão a elaboração de um pacto pela busca ativa e um programa de atualização e formação para os profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano da Paraíba, Pollyanna Dutra (à esquerda), agora vice-presidente da Câmara Temática da Assistência Social do Consórcio Nordeste, ao lado da presidente Íris Oliveira (Foto: Divulgação)

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano da Paraíba, Pollyanna Dutra (PSB), agora vice-presidente da Câmara Temática, destacou a importância de assumir essa missão, levando a Paraíba para esse espaço de protagonismo federal. “Chegamos à vice-presidência da Câmara Temática da Assistência Social com uma grande missão, a de ajudar a reconstruir o SUAS na nossa região. Os desfinanciamentos afetaram de forma abrupta o Nordeste, que ficou escanteado das políticas públicas da Assistência Social. É momento de lutarmos por quem deu a possibilidade de vivenciarmos esse novo momento em nosso pais”, destacou.
 
Conforme a secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social, Letícia Bartholo, a busca ativa será um dos pilares das políticas do Governo Federal, que será o dado norteador das novas ações. A visão da secretária Letícia foi corroborada pelo Secretário Nacional de Assistência Social, André Quintão, que acrescentou o espírito colaborativo que se observa entre os estados nordestinos neste momento, levantando pautas provocativas para esse novo momento do Suas.

Veja também
Lei garante troca de implante mamário para paciente de câncer em caso de complicação
 
“Há um espírito colaborativo e um alinhamento na leitura de aonde queremos chegar. O pilar dessa reconstrução é o financiamento, pois o desfinanciamento por parte do Governo Federal rompeu qualquer confiança em pactos federativos com estados e municípios. A deterioração dos trabalhos dos serviços prestados refletem esse desfinanciamento. Precisamos de uma estratégia para esse recurso não utilizado. Precisamos de um diagnóstico para facilitar a vida dos municípios. Qual o SUAS que precisamos e como chegaremos lá? Definir isso é a nossa grande missão”, pontuou.
 
Pollyanna Dutra reforçou a importância da Paraíba estar no centro dos debates, colocando as demandas do estado na mesa de discussões. “A Paraíba traz experiências exitosas e mapeamentos importantes de serem analisados, como alguns dados que levantamos com relação à primeira infância e, ainda, as nossas ações voltadas à segurança alimentar da população. Trazemos na bagagem muitas contribuições, mas saímos com grandes responsabilidades de pensar no Nordeste como um todo, com foco no desenvolvimento e uma principal missão: o combate à fome e colocar na mesa, além do alimento, direitos”, finalizou.
 
A reunião da Câmara Temática do Consórcio Nordeste contou com a presença dos secretários e equipes técnicas de assistência dos 9 estados que compõem a região; além de representantes de todas as secretarias que compõem o MDS.

Fonte: Assessoria de imprensa

Compartilhe:
Palavras-chave
pollyanna dutrasuas