ads
Cultura -
Projeto reconhece quadrilhas juninas como manifestação cultural e patrimônio imaterial do Brasil
Termômetro da Política
Compartilhe:

A preservação da cultura e das tradições nordestinas levaram o deputado federal Ruy Carneiro (PSC-PB) a apresentar um projeto de lei na Câmara dos Deputados que reconhece as quadrilhas juninas como manifestação cultural e patrimônio imaterial do Brasil. “Esse é um dos maiores bens do povo nordestino e além da questão cultural, as quadrilhas também movimentam a economia, geram emprego, renda e reforçam o potencial turístico da nossa região”, defendeu o parlamentar.

“Quadrilhas também movimentam economia”, justifica o deputado Ruy Carneiro, autor da proposta (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Ruy também ressaltou a importância da identidade cultural, que há muitas décadas tem sido passada de geração em geração. “Eu que ando por João Pessoa e por toda a Paraíba, tenho a oportunidade de acompanhar a grande movimentação em torno desse universo. São meses de trabalho duro envolvendo milhares de pessoas, que mobilizam bairros e até comunidades inteiras em várias cidades no Nordeste”.

Para ele, resguardar esse patrimônio imaterial vai muito além de assegurar os dias de apresentações. A escolha e o estudo da temática, preparação das coreografias, montagem de figurino, e diversos outros aspectos não se limitam aos meses de junho e julho. Tudo isso movimenta o comércio, aquece a economia e faz parte do cotidiano de diversas famílias durante boa parte do ano.

Veja também
Defesa Civil Nacional lança Atlas de Desastres no Brasil 

Na Paraíba, os festivais não se limitam ao Maior São João do Mundo, em Campina Grande, nem ao acirramento das disputas em João Pessoa e na Região Metropolitana da Capital. Essa diversidade tem sido fundamental para composição da identidade, construção da memória e fortalecimento da história das quadrilhas no estado.

O deputado acredita que o PL 1227/2023 vai contribuir com a preservação das raízes juninas e nordestinas, ajudar a gerar novos incentivos e ampliar o reconhecimento por parte dos poderes públicos e da sociedade em geral.

Fonte: Assessoria de imprensa

Compartilhe: