Política -
Partidos do campo progressista em Cabedelo repudiam apoio de petistas a prefeito bolsonarista
Termômetro da Política
Compartilhe:
Filiação de vereador da base de Vitor Hugo ao PT de Cabedelo desencadeou uma série de notícias falsas na cidade (Foto: Reprodução/Instagram)

Legendas ligadas ao campo progressista no município de Cabedelo, localizado na Grande João Pessoa, repudiam a aliança de uma ala do Partido dos Trabalhadores ao projeto político do prefeito Vitor Hugo (União Brasil), que ao longo dos últimos anos apoiou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e teve atitudes negacionistas no auge da pandemia de covid-19, como a reabertura de igrejas em período de alta dos casos da doença.

A reação dos diretórios municipais do PT e do PCdoB, ambos de Cabedelo, se deu após o ato de filiação do vereador Divino Felizardo, na sexta-feira (21), ao PT do município, com apoio do prefeito Vitor Hugo.

Notícias falsas acerca de um possível acordo circularam nas redes sociais digitais e grupos de mensagens. No ato da filiação, também aparecem o presidente do diretório estadual do PT, Jackson Macedo; o vereador de João Pessoa, Marcos Henriques (PT); e o presidente do diretório de João Pessoa, Antônio Barbosa.

Veja também
Lula garante que estatais brasileiras não serão privatizadas em seu governo

Em nota, o PT de Cabedelo rechaçou qualquer aliança com Vitor Hugo. “As informações de que o partido já estaria fechado com uma possível candidatura não é verdadeira e o partido segue firme nas discussões e conversando com todos que apresentarem projetos e soluções para nossa cidade. Seguimos com a ideia de apresentar um projeto que atenda de fato às grandes necessidades do nosso Povo”, publicou a conta oficial do partido na rede social Instagram. Confira abaixo a íntegra da nota do PCdoB.

Íntegra da nota do PCdoB de Cabedelo

Ao povo de Cabedelo

A Comissão Provisória do PCdoB comunica ao povo de Cabedelo que não concorda com a posição de alguns membros do Partido dos Trabalhadores em apoiar o projeto do atual prefeito Victor Hugo às próximas eleições municipais.

Em primeiro lugar, temos uma missão importante que é o de apoiar o governo de Luís Inácio Lula da Silva que trouxe de volta os direitos sociais para o povo mais carente, como os programas Bolsa Família, Mais Médicos, Minha Casa Minha Vida, além da preocupação de reindustrializar o país para gerar emprego e renda.

O atual prefeito de Cabedelo é bolsonarista raiz e fez campanha contra nosso candidato a presidente do Brasil. Fazer uma coligação com o seu projeto só favorece o fascismo que ainda está vivo, combatendo diariamente o governo Lula, com mentiras e disseminação do ódio.

Em segundo lugar, chamamos a atenção dos militantes do Partido dos Trabalhadores que a decisão política para as eleições municipais deverá passar pelo crivo da Federação Brasil Esperança, do qual fazem parte o Partido Comunista do Brasil e o Partido Verde. Sem nosso respaldo, o PT não pode tomar posição isoladamente.

Avaliamos que a administração do prefeito Victor Hugo, além de ter estado alinhado ao fascismo do ex-presidente Bolsonaro, é voltada para os bairros dos ricos de Cabedelo, enquanto que os moradores das comunidades mais carentes vivem em casebres de zinco ou de madeiras, sem assistência à saúde e à educação.

Por fim, conclamamos às oposições democráticas de Cabedelo à unidade para lançar um(a) candidato(a) pra prefeito(a) da nossa cidade portuária, tendo como norte um programa que venha resolver as gritantes desigualdades sociais.

Cabedelo, 22 de abril de 2023.

Comissão Provisória do PCdoB de Cabedelo

Ricardo Tabosa

Wellington da Paz

Charley de Sousa Silva

Compartilhe: