Política -
Comissão discute impactos negativos do Governo Bolsonaro no meio ambiente
Termômetro da Política
Compartilhe:

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados reúne-se nesta quinta-feira (27) para discutir o relatório “Dinamite pura: como a política mineral do governo Bolsonaro armou uma bomba climática e anti-indígena”, divulgado em março pelo Observatório da Mineração e pelo monitor socioambiental Sinal de Fumaça. O evento abordará questões como o incentivo ao garimpo ilegal, descontrole sobre o setor mineral, a crise em terras indígenas e outras questões envolvendo o meio ambiente e o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo relatório, incentivo ao garimpo ilegal dizimou territórios indígenas (Foto: Ibama/Divulgação)

A iniciativa do debate é do deputado Nilto Tatto (PT-SP). Ele afirma que o relatório apresenta, em ordem cronológica, ações praticadas durante os últimos quatros anos que contribuíram para a “implosão” da Agência Nacional de Mineração (ANM) e de marcos regulatórios do setor.

Veja também
Ministro Alexandre de Moraes aceita denúncia contra outros 200 envolvidos nos atos golpistas

“Mudanças bruscas na legislação mineral, desmonte de instituições de controle, incentivos ao garimpo ilegal, entrega do patrimônio nacional a grandes empresas transnacionais e práticas racistas contra os povos indígenas e tradicionais foram a tônica da gestão bolsonarista”, diz o parlamentar.

Ainda citando o relatório, Nilto Tatto comenta que a “combinação entre o desprezo pelos direitos territoriais e humanos e uma sofisticada estratégia de lobby corporativo levou ao descontrole sobre o setor mineral e à crise humanitária em terras indígenas”.

Foram convidados para a audiência  pública:
– o diretor-geral da ANM, Mauro Henrique Moreira Sousa;
– o secretário-executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Danilo Tupinikim;
– o fundador e diretor do Observatório de Mineração, Maurício Ângelo; e
– a fundadora da organização Sinal de Fumaça, Rebeca Lerer.

Confira a lista completa de convidados

A reunião será realizada no plenário 2, às 14 horas.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Compartilhe: