Geral -
Aluno da rede estadual viraliza com crítica ao Governo da Paraíba: “Chegou o fardamento, só falta o professor”
Laura de Andrade - sob supervisão de Felipe Gesteira
Compartilhe:

É fácil encontrar matérias nas quais o Governo da Paraíba demonstra grande orgulho ao reconhecimento nacional dos resultados atribuídos ao excelente ensino de educação oferecido nas escolas do estado. A educação de qualidade é um dos pilares fundamentais para a garantia do desenvolvimento físico, intelectual e moral do ser humano. No entanto, as condições em que os alunos paraibanos vivem no dia a dia escolar parecem ser contraditórias ao discurso da mídia governamental.

“Chegou o fardamento, só falta o professor”, ironiza o estudante (Foto: Reprodução/Instagram)

Isso porque um vídeo em formato de sátira que viralizou na internet nesta quarta-feira (10), de iniciativa de um aluno de escola pública, denuncia a falta de compromisso do governo de João Azevêdo (PSB) em entregar o fardamento da escola no início do período letivo, chegando aos estudantes apenas no mês de maio. E não só isso. No conteúdo audiovisual, ele ironiza: “Chegou o fardamento, só falta o professor!”.

Veja também
Banco Mundial alerta para dano permanente do desmatamento na Amazônia

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), “a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho”. Portanto, as condições mínimas necessárias para que os direitos protegidos pelo ECA precisam existir. A qualificação para a formação de um cidadão em desenvolvimento passa pelo cuidado na entrega do fardamento, bem como a presença de professores para ensiná-los.

A repercussão nas redes sociais soma mais de 200 mil visualizações somente no Instagram, além de 27 mil curtidas. Entre os mais de 1.300 comentários, os internautas utilizam emojis de palhaço para ironizar a demora na entrega das fardas, além de questionarem o tamanho do mato que cresce ao redor da escola. Ainda na publicação há relatos de que o número de “aulas vagas” são muitos. Também tem elogio ao protagonista do vídeo. “Quem é esse ícone de aluno? Esse é o protagonismo que a gente gosta! Crítico e criativo, não subserviente”, disse a @prof.larissa.vasco.

Entramos em contato com a Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, mas até a publicação da matéria, não obtivemos retorno.

Confira o vídeo na íntegra:

Compartilhe: