ads
Cultura -
Funesc comemora Semana Nacional dos Museus com intervenção artística, oficina e visitas guiadas
Termômetro da Política
Compartilhe:

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) celebra, a partir desta segunda-feira (15), a 21ª Semana Nacional dos Museus, encabeçada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A iniciativa, que visa mobilizar o setor museal de todo país, ocorre na Funesc com visitas guiadas, exposição e oficina. As atividades acontecem gratuitamente no Memorial Abelardo da Hora (MAH) e no Museu José Lins do Rêgo, ambos localizados no Espaço Cultural da Paraíba.

Memorial Abelardo da Hora realiza exposição Minha Hora Ancestral, do artista indígena Kadu Tapuia (Foto: Kadu Tapuia/Divulgação)

A 21ª edição da Semana Nacional de Museus traz o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, como parte do avanço de uma agenda dedicada à sustentabilidade. A escolha do tema, proposto anualmente pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, tem como objetivo destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade e apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.
 
Com essa perspectiva, o Memorial Abelardo da Hora realiza duas atividades, começando pela exposição Minha Hora Ancestral, do artista indígena Kadu Tapuia. A abertura acontece na próxima quinta-feira (18), às 18h, e o período de visitação se estende até 30 de junho.
 
Kadu Tapuya tem 27 anos e é de origem Xukuru. Atua como artista visual, trabalhando com o conceito do futurismo Indígena. Tem formação em design gráfico e cursa licenciatura em história na Unicap. Mora em Escada-PE e compõe o Mata Sul Indígena, um movimento de retomada da Zona da Mata Sul de Pernambuco, região do estado que teve todos os seus aldeamentos destruídos e hoje luta pelo fortalecimento dessa identidade e cultura.

Veja também
Casa de Cultura Hermano José tem programação especial na 21ª edição da Semana Nacional de Museus
 
Ainda no Memorial, acontece uma oficina de artesanato com integrantes do projeto Naru Warao. A atividade será ministrada pelas artesãs indígenas Rosenda Vale Jimenez e Yoriminda Del Carmen Perez nos dias 20 e 21, incluindo uma feira para exibição e comercialização dos produtos.
 
Rosenda Vale Jimenez é artesã Warao, nascida em Mariusa, Venezuela. Suas mãos elaboram com precisão pontos e bordados tradicionais Warao. Seu aprendizado se deu ainda na infância com sua mãe, Lucia Jimenez. Em busca de melhores condições de vida, Rosenda migrou com a sua família para o Brasil, onde busca, em conjunto com outras mulheres Warao, fortalecer a produção do artesanato. Nas feiras, nos encontros e nos momentos de convívio comum, suas palavras fortalecem nosso caminho e tecem novas formas de viver em João Pessoa, PB.
 
Yoriminda Del Carmen Perez nasceu na comunidade indígena Lagonita, em Mariusa, na Venezuela. Ela e sua família constituem um importante grupo de artesãs Warao. Assim como as outras mulheres, aprendeu a fazer artesanato com a sua mãe, Flora Perez. Quando pequena a via entrelaçando fios e contas coloridas que se desdobravam em bonitos colares e pulseiras. Com sua família, migrou para o Brasil em busca de melhores condições de vida. Em João Pessoa, fixou-se com as filhas, marido e irmãs.
 
Museu José Lins do Rêgo

O espaço reúne livros e objetos originais pertencentes ao escritor paraibano autor do livro ‘Menino de Engenho’ e recebe alunos de escolas das redes estadual e municipal para visitações guiadas visando aprimorar e solidificar a temática da sustentabilidade e bem-estar.

Confira a programação: 
 
MUSEU JOSÉ LINS DO REGO
 
15/05/2023 a 21/05/2023 – 9h às 16h30
Exposição – Vida e Obra de José Lins do Rego, com visitação de escolas
das redes estadual e municipal, com ação educativa visando aprimorar e solidificar a temática da sustentabilidade e bem-estar.
Contato: museufunescpb@gmail.com | Tel: (83) 3255-8721
 
MEMORIAL ABELARDO DA HORA
 
18/05/2023 a 30/06/2023 – 18h
EXPOSIÇÃO – Projeto Fora de Hora. Exposição Minha Hora Ancestral.
Kadu Tapuya – Artista multimídia, produz obras centradas no Futurismo
Indígena. Integra o Movimento de Retomada Mata Sul Indígena.
Visitação – Terça a Sexta, das 9h às 17h | sábado, domingo e feriados: 13h às 19h
 
20/05/2023 a 21/05/2023 – 14h às 17h
OFICINA – Feira e Oficina de artesanato – Indígenas Warao
Inscrições: https://forms.gle/aTj3CTcUxAHYAhPR7
Contato: mah.funesc@gmail.com | Tel: (83) 3255-8710

Fonte: Secom-PB

Compartilhe:
Palavras-chave
funescmuseu