ads
Geral -
Potencial turístico de Itatuba é valorizado com prática esportiva na Barragem de Acauã
Laura de Andrade* - sob supervisão de Felipe Gesteira
Compartilhe:

Evento ‘Turismo em Ação’ acontece na cidade de Itatuba, na Paraíba, com o objetivo de estimular a prática de esportes náuticos e outras modalidades na Barragem de Acauã, além de valorizar o centro histórico cultural do município. Canoagem, nado livre, rapel e ciclismo são alguns esportes praticados na cidade. A primeira edição foi realizada no último sábado (19).

Rapel na Barragem de Acauã durante o 1º Turismo em Ação (Foto: Laura de Andrade)

“O objetivo do evento é fazer com que o nosso município [Itatuba] possa atender os turistas não só da Paraíba, como do Brasil, como do mundo. Porque nós temos o que mostrar aqui em Itatuba! Acredito que estamos dando o pontapé inicial para que daqui pra frente a gente possa melhorar cada vez mais […] Não vamos medir esforços para que o turismo cresça cada vez mais no nosso município”, disse o prefeito Josmar Lacerda Martins (PSC).

A cidade de Itatuba fica localizada a 52 km de Campina Grande, inserida na Serra de Bodopitá, uma das maiores reservas de minério de ferro do Nordeste, e que faz parte do Planalto da Borborema.

O turismo paraibano e a Barragem de Acauã

A Barragem de Acauã localiza-se entre os municípios de Itatuba e Natuba, na Mesorregião do Agreste paraibano, e é a quarta maior barragem em quantidade de água acumulada no estado da Paraíba. Teve sua construção concluída no ano de 2001, e transbordou pela primeira vez em 2004, tornando o Rio Paraíba perene em seu baixo curso.

Veja também
Presidente Lula se posiciona e Brasil notificará autoridades espanholas após racismo contra Vini Jr

Hoje, a Prefeitura de Itatuba pretende desenvolver cada vez mais a prática de esportes náuticos na Barragem, como também fazer disso uma referência de turismo local. Colocar em prática a primeira edição do Turismo em Ação foi só o início dos trabalhos que virão. E para Ronaldo Filho, secretário de Turismo do município, a política está totalmente relacionada com o sucesso do evento. “Sem força política, nada disso estaria acontecendo!”, disse.

Acauã é a quarta maior barragem em quantidade de água acumulada no estado da Paraíba (Foto: Laura de Andrade)

Museu de Oratórios do Brasil com o segundo maior acervo do Brasil

A cidade também dispõe de um centro cultural com o segundo maior acervo de oratórios do Brasil, atrás apenas do Museu do Oratório de Ouro Preto, em Minas Gerais. O museu fica localizado no Centro Cultural Mãe Ternura, um Complexo Turístico com Igreja, espaço para eventos, hotelaria e restaurante, cujo proprietário é o Monsenhor Jaelson Andrade.

Além do Museu do Oratório, o espaço é composto por diversas relíquias que contam a história de Itatuba.

Centro histórico de Itatuba

No centro do município é possível observar uma pequena igreja chamada Igreja do Rosário. Sua construção foi em 1925, e, ainda assim, parte de seu piso é original. Detalhes em sua arquitetura têm traços do estilo barroco. Próximo a ela está o antigo Cinema Santo Antônio, com traços na fachada em art déco, conservada no estilo antigo. Ele foi criado no ano de 1961. A parte interna foi reformada e contém refrigeração, poltronas, iluminação e som. Esporadicamente, há exibição de curtas-metragens para a população.

Uma caixinha das almas e o anjo que agradece 

A Igreja Matriz de São Antônio, criada em 1825, é repleta de curiosidades. Uma delas é a “caixinha das almas”, local destinado ao cristão que quiser doar dinheiro a qualquer hora do dia. A abertura da caixinha fica localizada no lado direito da Igreja, próximo à porta. O cofre fica por dentro (no seu interior), e o dinheiro é administrado pela coordenação do local. Outra é a existência de um monumento em formato de anjo em um dos altares. Quando o visitante deposita uma moeda, a imagem agradece balançando a cabeça. 

Gastronomia local

O local gastronômico de referência na cidade é o Lucy Bistrô. Lá, é servido café, almoço e jantar, além de lanches e espaço para pequenas confraternizações. O equipamento turístico foi inaugurado há um ano, a partir do sonho de empreender por parte do empresário Alan Andrade, que teve a iniciativa de abrir o negócio na casa dos pais. O lugar leva o nome da mãe dele, uma conhecida confeiteira e casamenteira da cidade, e inaugurado na data de aniversário da matriarca.

Com informações de Assessoria de imprensa


Laura de Andrade viajou a convite da PBTur

Compartilhe: