ads
Política -
Apoios à indicação de Zanin para o STF vão da base do governo a membros do Supremo
Termômetro da Política
Compartilhe:

Diversos integrantes do Governo Lula e da base aliada já manifestaram apoio à indicação de Zanin por meio das redes sociais digitais. O ministro da Justiça, Flávio Dino, ressaltou a competência do indicado. “O Dr. Zanin preenche plenamente os requisitos constitucionais para a indicação presidencial ao Senado, visando à nomeação para compor o STF. O Dr. Zanin demonstrou ter notável saber jurídico e reputação ilibada, conforme disposto no artigo 101 da Constituição. A sua indicação é também um reconhecimento ao papel dos advogados para o bom funcionamento da Justiça”, publicou Dino.

Outro que se manifestou a favor de Zanin não é da base do Governo Lula, mas provável futuro colega de magistratura na mais alta corte do país. O ministro do STF, Gilmar Mendes, classificou o advogado como “brilhante”.

“É alvissareira a notícia de que o nome do brilhante advogado Cristiano Zanin foi encaminhado à apreciação do Senado Federal. O Dr. Zanin sempre demonstrou elevado tirocínio jurídico em sua trajetória profissional”, afirmou Gilmar Mendes.

Zanin será sabatinado pela CCJ e depois pelo Plenário do Senado (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Indicação de Zanin chega ao Senado

Foi publicada nessa quinta-feira (1º), em edição extra do Diário Oficial da União, a indicação do advogado Cristiano Zanin para uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se for aprovado pelo Senado, ocupará a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski.

A MSF 253/2023, com a indicação, será encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde Zanin será sabatinado e terá o nome submetido a votação. Depois, a indicação ainda precisa ser analisada no Plenário. De acordo com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a votação em Plenário deve acontecer depois do feriado de Corpus Christi, que neste ano será em 8 de junho.

Veja também
Vai à sanção projeto da igualdade salarial entre mulheres e homens

“Ele [Zanin] está animado, otimista, obviamente visitará os senadores para se apresentar, falar de seu passado, de seu perfil, dentro da normalidade de toda e qualquer indicação”, disse Pacheco nessa quinta-feira.

Com informações da Agência Senado

Compartilhe:
Palavras-chave
stfzanin