Política -
ALPB aprova lei que garante realização de hemogramas gratuitos para doadores de sangue
Termômetro da Política
Compartilhe:

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou nessa quarta-feira (7) o projeto de Lei 429/2023, de autoria da deputada Francisca Motta (Republicanos), que dispõe sobre a elaboração e implantação de campanha com o objetivo de beneficiar doadores regulares de sangue com exames de hemograma gratuitos. “Temos tantos hospitais com pessoas que precisam de sangue, são pacientes que não têm a quem recorrer. Precisa que existam ações que conscientizem e estimulem as pessoas”, afirmou Motta.

Campanha “Junho Violeta” foi apresentada em seguida: conscientização da violência contra a pessoas idosas (Foto: Reprodução/ALPB)

A deputada destaca que o projeto tem como finalidade incentivar a doação regular. De acordo com o texto, para ter direito ao benefício é preciso realizar, ao menos, três doações de sangue por ano e possuir carteira de doador. “Sabemos a importância que tem o sangue quando necessitamos de uma doação ou transfusão, e muitas vezes o banco não dispõe, então ficamos à mercê de doadores voluntários que, uma vez não dispondo de recursos para custear um exame em laboratório, poderia fazê-lo na hipótese de um tratamento de saúde que necessita”, defende a deputada.

Veja também
Ministros do STJ concedem salvo-condutos para o cultivo de maconha com fins medicinais

Para a deputada Francisca Motta, a disponibilização de exames de hemogramas para doadores regulares de sangue será uma importante ferramenta para estimular a doação. “Temos tantos hospitais com pessoas que precisam de sangue, são pacientes que não têm a quem recorrer. Precisa que existam ações que conscientizem e estimulem as pessoas”, argumentou.

Junho Violeta

Outra campanha proposta durante a sessão foi apresentada pelo deputado Wallber Virgolino (PL), através do PL 208/2023. A campanha “Junho Violeta” faz alusão à conscientização da violência contra a Pessoa Idosa. O objetivo é desenvolver ações de mobilização, sensibilização e conscientização da população sobre todos os tipos de violência contra as pessoas idosas.

Wallber Virgolino especifica que a campanha “Junho Violeta” tem como diretrizes ações que possam informar à população de que a violência e o abandono de pessoas idosas é crime, esclarecer como casos de violência e abandono podem ser denunciados, além de Incentivar doações e apoio a organizações da sociedade civil que cuidam de pessoas idosas.

“É de extrema importância a instituição da campanha Junho Violeta, para que exista um mês inteiro dedicado à realização de atividades alusivas ao tema. É necessário que os problemas sejam expostos e discutidos, com a finalidade de conscientizar as pessoas e, principalmente, combater a violência contra os idosos”, justificou Virgolino.

Fonte: ALPB

Compartilhe: