Geral -
Boletim semanal: Saúde confirma 21 mortes de crianças menores de 9 anos por síndromes respiratórias na Paraíba
Termômetro da Política
Compartilhe:

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta segunda-feira (12), o Boletim Epidemiológico semanal de síndromes respiratórias, com dados atualizados dos agravos no estado. O documento aponta que até o dia 10 de junho – Semana Epidemiológica (SE) 23 –  foram registrados 608 casos na Paraíba. A faixa etária de crianças com idade até 9 anos registrou 504 ocorrências de síndromes respiratórias, das quais 21 evoluíram para óbito. Outras 20 vidas foram perdidas por pessoas de faixas etárias superiores. A Paraíba segue com quatro óbitos em investigação. 

Estado reforça a importância da vacinação para barrar os casos graves da doença, principalmente no período de festas juninas (Foto: Divulgação/Secom-PB)

Foi observado um aumento de casos de vírus respiratórios em síndrome gripal, no ano de 2023, com variação de 756,52% quando comparado ao ano anterior. De acordo com o boletim, os vírus identificados em maior percentual foram o Sincicial (VSR), Influenza B e Rinovírus.

O secretário de Saúde, Jhony Bezerra, explica que um dos objetivos do monitoramento dos casos hospitalizados com SRAG é identificar e acompanhar a demanda de casos e da letalidade para avaliar a assistência ofertada para recomendar as medidas necessárias. Ele reforça a importância da vacinação para barrar os casos graves da doença, em especial as hospitalizações, principalmente no período de festas juninas.

Veja também
Lula diz que Brasil “falhou miseravelmente” na alfabetização de crianças e responsabiliza Bolsonaro

“Destacamos a importância da população realizar a etiqueta respiratória e manter o cartão vacinal atualizado com a vacina contra Influenza, que previne contra tipo A e B, e da vacina contra Covid-19. Os festejos juninos estão chegando e o ideal é que as pessoas curtam a festa imunizada. A imunização é o meio mais seguro de proteger da forma grave da doença”, pontua. 

De acordo com a SES, até o momento, a vacinação contra influenza atingiu 78,31% de cobertura nos públicos prioritários. O público infantil (crianças de 6 meses a menores de 6 anos), registrou a aplicação de 251.677 doses e tem cobertura de 75,35%. Os idosos com mais de 60 anos alcançaram 76,50% de cobertura.

Fonte: Secom-PB

Compartilhe: