Geral -
Instituto Cândida Vargas retoma título de Hospital Amigo da Criança e da Mulher
Termômetro da Política
Compartilhe:

O Instituto Cândida Vargas (ICV), que faz parte da rede hospitalar da Prefeitura de João Pessoa, foi reconhecido pelo Ministério da Saúde (MS) como Hospital Amigo da Mulher e renovou o título de Hospital Amigo da Criança, conquistado pela primeira vez em 1997, na gestão do prefeito Cícero Lucena (PP). Desde 2014, o ICV não recebia o incentivo financeiro, mas com o reconhecimento voltou a receber.

“A maternidade volta a ter o incentivo financeiro, que desde 2014 não recebia. Com esse incentivo vamos direcionar qualificação de ambiência, de assistência, de qualidade para aperfeiçoar o atendimento do bebê e da mulher”, disse a diretora técnica da maternidade, Juliana Soares.

Instituto prioriza a humanização no atendimento (Foto: Divulgação/PMJP)

O reconhecimento é obtido por instituições de saúde que atendem a critérios como humanização, incentivo ao aleitamento materno e boas práticas em Neonatologia.

De acordo com o diretor-geral, Quintino Régis, essa conquista é de toda a equipe, que trabalha diariamente para garantir o melhor atendimento às mães e seus bebês. “A maternidade obteve o reconhecimento, pois seguiu os 10 passos exigidos pelo Ministério da Saúde. A gestão do prefeito Cícero Lucena tem compromisso com a saúde da população e tem garantido investimentos para a nossa maternidade”, afirmou.

Veja também
Relatório lista 1.171 casos de violência contra defensores de direitos humanos em 4 anos

Segundo a paciente Yarla de Oliveira, a equipe da maternidade vem cuidando dela e de seu bebê desde os primeiros momentos na unidade hospitalar. “Eu não estava conseguindo amamentar, mas a equipe me orientou e cuidou da gente, com isso fui conseguindo amamentar o meu filho. Eu tive crise de ansiedade e a equipe me acalmou durante esses dias que estou aqui”, relatou.

Para a diretora técnica da maternidade, Juliana Soares, o retorno do incentivo financeiro vai contribuir para o desenvolvimento da unidade. “A maternidade volta a ter o incentivo financeiro, que desde 2014 não recebia. Com esse incentivo vamos direcionar qualificação de ambiência, de assistência, de qualidade para aperfeiçoar o atendimento do bebê e da mulher”, revelou.

Para receber obter o título, o ICV teve que cumprir os 10 passos para o sucesso no aleitamento materno, que são: Ter uma política de aleitamento materno; Capacitar toda a equipe de cuidados de saúde nas práticas necessárias para implementar esta política; Informar todas as gestantes sobre os benefícios e o manejo do aleitamento materno; Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento; entre outros.

“A nossa alegria com a renovação desse título é que nossa maternidade conseguiu cumprir os dez passos para que possamos ser um hospital Amigo da Criança. Esse recurso chegará em boa hora, pois vai ajudar no investimento de nossa unidade e dará melhores condições as pacientes”, enfatizou.

Excelência

Referência em maternidade na Paraíba, o ICV é considerado como um dos melhores hospitais da área no Nordeste e recebe o título de Amigo da Criança desde 1997. O serviço atende mulheres residentes em João Pessoa e oriundas de outros municípios, inclusive Estados vizinhos.

O Instituto oferece uma série de serviços às usuárias, desde o pré-natal de alto risco até a realização de partos e diversos cuidados com a mãe e o recém-nascido, sempre priorizando a humanização no atendimento.

Fonte: PMJP

Compartilhe:
Palavras-chave
pmjp