Cultura -
Nabor comemora realização do São João de Patos e anuncia ampliação para 2024
Laura de Andrade - sob supervisão de Felipe Gesteira
Compartilhe:

Sob o som de um trio pé de serra como pano de fundo, o prefeito do município de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), contou que está animado para o início das festas e associa toda a grandeza do evento ao resultado do trabalho de muitos meses junto à Prefeitura. A expectativa é receber cerca de 80 mil pessoas por noite na festa de São João, que conta nesta edição com a ampliação do palco do evento e dos equipamentos sonoros para a edição deste ano. Para 2024, o prefeito anunciou nesta segunda-feira (19), durante um café da manhã com a imprensa, que está em curso o planejamento para aumento do Terreiro do Forró, local onde acontecem os shows e está instalado o palco principal dos artistas.

Prefeito Nabor Wanderley assegura que São João de Patos pode não ser o maior em número de dias, “mas temos um evento grande dentro de poucos dias que faz o melhor São João do Brasil!” (Foto: Laura de Andrade)

Sobre a movimentação que a cidade recebe durante o período de São João, o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) afirma que ela não fica concentrada apenas na festa que acontece à noite, e sim, “nos empregos que são gerados, fica na cultura, que é valorizada, e fica nos artistas da terra que trabalham o mês inteiro aquecendo o comércio”.

Veja também
Reunião ministerial “deu harmonizada” na equipe, diz Lula 

Para o secretário de Comunicação de Patos, Ulisses Neto, a relação entre a prefeitura da cidade e a imprensa é fundamental, uma vez que se estabelece um elo entre as necessidades e a melhorias no bem-estar dos patoenses. “Esse estreitamento do poder público com a imprensa é fundamental, funciona como um filtro e até como ouvidoria popular, que nos traz demandas que a gente tenta, junto ao governo, solucionar para que a população possa ter uma melhor qualidade de vida e uma melhor prestação de serviços”, disse Ulisses.

Além da expectativa para as atrações musicais, a Prefeitura de Patos se preocupa em coibir a violência contra as mulheres. Como medida de proteção, intensificou a campanha “Não é não até no São João”, também presente na edição anterior. Como forma de incentivo à denúncia, adesivos foram afixados em banheiros femininos da cidade para sugerir um diálogo com as possíveis vítimas de assédio. “Estabelecimentos no ramo da gastronomia da cidade foram visitados e orientados ao que fazer em situações como essa”, disse a secretária de Políticas Públicas para a Mulher, Brígida Emmanuelli.

São João intenso

Nabor Wanderley elencou uma série de características próprias da festa junina comandada pela Prefeitura de Patos em 2023. Para o gestor, destacam-se o carinho na construção da festa, o aconchego e a tranquilidade que se sente durante o evento, como também a alegria em reencontrar com amigos. “Tudo em Patos é diferente. Quem vem um ano com certeza volta no outro ano. Porque a gente pode não ser o maior em número de dias, mas temos um evento grande dentro de poucos dias que faz o melhor São João do Brasil!”

Sobem ao palco nesta noite a artista Isabela Fernandes, o cantor Cicinho Lima, que realiza a abertura oficial com o tradicional hino “Olha pro céu”, de Luiz Gonzaga, Natann, Mari Fernandes e Raí Saia Rodada.

Compartilhe: