Geral -
Maricá e Estado do Ceará selam parceria para estudos sobre dessalinização da água do mar e geração de energia limpa
Termômetro da Política
Compartilhe:

A Prefeitura de Maricá selou uma parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) para a assinatura de um acordo de cooperação técnica para troca de experiências e estudos referentes à dessalinização de água do mar, além da possibilidade da geração de energia por meio do biogás e do hidrogênio verde.

O acordo surgiu a partir da visita feita em março deste ano pela comitiva da Prefeitura de Maricá ao estado do Ceará para uma imersão sobre o tema da dessalinização da água do mar e do fornecimento da água dessalinizada para a população de Fortaleza. Em retribuição e aprofundamento do diálogo entre os entes, a Cagece encaminhou uma comitiva para participar do 3º Congresso Brasileiro de Hidrogênio, realizado entre 29 e 31 de maio, em Maricá.

Cooperação técnica permitirá troca de experiências para produção de água potável como forma de garantir a oferta e distribuição no município (Foto: Marcos Fabrício/Prefeitura de Maricá)

Após a visita em março, a cidade vem construindo com a companhia cearense um acordo onde sejam disponibilizados os estudos referentes à produção de água potável a partir da dessalinização da água do mar como forma de garantir a oferta de água para distribuição em todo o município. Sob responsabilidade do governo estadual, a oferta e distribuição de água é um dos maiores desafios para a cidade. Durante entrega da obra de ampliação da Estação de Tratamento de Água de Ponta Negra, a Águas do Rio e a Prefeitura de Maricá assinaram um protocolo de intenções para dessalinização. A assinatura do termo junto à Cagece permitirá fazer uma análise comparativa das metodologias e estudos apresentados para que a planta seja implementada da melhor forma possível.

“Um dos maiores desafios para o desenvolvimento industrial local é a oferta de água. Maricá teve a oportunidade de conhecer o projeto de construção da planta de dessalinização de água do mar do Ceará, que já se configura como referência nacional. A Cagece contextualizou as fases preparatórias da planta, as tendências tecnológicas aplicadas, os custos operacionais e as técnicas de tratamento de água. Além disso, foi apresentado o local onde a planta será instalada, a estação de pré-condicionamento de esgoto da Cagece. Isso será de grande importância para que os órgãos municipais possam ter os principais elementos na tomada de decisão sobre o tema”, disse Igor Sardinha, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Maricá.

Veja também
Copom, o vampiro brasileiro

A Cagece se interessou na troca das experiências envolvendo o tema do hidrogênio e pode conhecer o projeto de desenvolvimento do ônibus híbrido elétrico-hidrogênio, com o seu potencial de geração de uso do hidrogênio produzido no Ceará, também apresentado ao governador cearense Elmano Freitas no 3º Congresso Latino-Americano para o Hidrogênio realizado no Rio de Janeiro.

“Nossa participação no congresso de Maricá foi muito importante para os nossos trabalhos. O Ceará já possui Hub (tecnologia baseada na geração de hidrogênio) de Hidrogênio Verde, e visa ser grande fornecedor do recurso. A Cagece, ao lado da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e da Utilitas Pecém, já possibilita a produção de água de reuso, para que seja viabilizada a produção de hidrogênio verde via eletrólise. Portanto, para nossa equipe é fundamental um momento assim, que nos permite saber mais sobre as atualizações dos cenários brasileiro e mundial, em termos de novas tecnologias, linhas de recursos e parceiros para pesquisa e inovação”, explica a gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Cagece, Cailiny Medeiros.

Após as abordagens sobre o hidrogênio, a Cagece também explanou com parceiros sobre seu projeto da Usina-Modelo de Valorização do Biogás, que pretende gerar energia elétrica a partir do tratamento de esgoto, outro comprometimento socioambiental.

Além da gerente da Cagece, Cailiny Medeiros, e do secretário de Desenvolvimento Econômico de Maricá, Igor Sardinha, integraram a mesa de debate o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda; o subsecretário de Indústria, Petróleo e Portos de Maricá, Magnun Amado; o diretor de Indústria e Energia da Codemar, Pedro Mota Di Fillipo; o superintende da Codemar, Rafael de Pinho; o líder de Projeto em Energias Renováveis da Cagece, Thiago Dantas; e o professor e pesquisador da Universidade Federal do Ceará, William Barcellos.

Fonte: Prefeitura de Maricá

Compartilhe: