Geral -
Programa Alimenta Brasil compra produção de agricultores paraibanos financiados pelo BNB
Termômetro da Política
Compartilhe:

Um grupo de 125 agricultores familiares do município de Pitimbu (distante 71 km da capital paraibana) passou a vender sua produção para o programa Alimenta Brasil, do Governo Federal, para abastecer a população em situação de insegurança alimentar na Paraíba.

Itens adquiridos irão abastecer escolas públicas, unidades de saúde, unidades de internação socioeducativas e prisionais (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Os itens adquiridos irão abastecer escolas públicas, unidades de saúde, unidades de internação socioeducativas e prisionais. A maior parte dos agricultores é cliente do Banco do Nordeste (BNB). A estimativa é que cada produtor rural terá a oportunidade de vender até R$ 12 mil em alimentos.

A venda ocorrerá entre as gestões dos municípios de Pitimbu e de João Pessoa. As famílias de agricultores produzem macaxeira, inhame, frutas e tubérculos. Por meio de financiamentos com a linha do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) B, os itens são cultivados e vendidos em mercados e feiras-livres.

Veja também
Professor na Paraíba se torna réu na Justiça Federal por praticar e induzir discriminação contra judeus

A regularidade produtiva habilitou os agricultores a participarem do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com a gerente do Banco que atende a região, Maria Izabel Dantas, as famílias realizam empréstimos em média no valor de R$ 6 mil. “Os agricultores terão mais uma oportunidade de venda, seja em parte ou da produção inteira, e isso é uma garantia para que façam novos investimentos em lavouras ou em tecnologias para o campo”, destaca a gerente.

Fonte: BNB

Compartilhe:
Palavras-chave
banco do nordestepaa