Geral -
Sebrae mobiliza gestores públicos para criação de consórcio no Vale do Piancó
Termômetro da Política
Compartilhe:

Impulsionar a comercialização de gêneros alimentícios, fortalecendo especialmente a cadeia leiteira, é o principal objetivo da criação do Selo de Inspeção Municipal Consorciado (Consórcio SIM) que o Sebrae-PB está desenvolvendo, em conjunto os gestores municipais da região do Vale do Piancó. Ao todo, já são sete municípios que aderiram à iniciativa.

Sete já aderiram ao consórcio: Boa Ventura, Serra Grande, São José de Caiana, Pedra Branca, Santana dos Garrotes, Piancó e Itaporanga (Foto: Reprodução/Google Street View)

De acordo com a analista técnica do Sebrae e gestora do projeto na região, Nelijane Ricarte, o selo SIM visa certificar os produtos de origem vegetal e animal, produzidos nas cidades participantes, para facilitar a comercialização dos itens entre esses municípios e também fora da Paraíba, sendo possível, futuramente, a exportação dos produtos.

“O consórcio é justamente a criação do selo regional, uma certificação, para que os produtores possam vender entre os estados de todo Brasil. Com o selo, os produtores recebem licença para venda entre municípios, e facilita o Selo de Inspeção entre Estados (SIE) e o Selo de Inspeção Federal (SIF). Então, facilita a inserção nos supermercados e pontos de venda”, explica.

Veja também
Inflação em queda e economia em alta: mercado eleva projeção do crescimento para 2,18%

Ela reforçou a importância da iniciativa, que também tem como parceria a Associação dos Municípios do Vale do Piancó (Amvap), para o fortalecimento da cadeia produtiva dessas cidades e, consequentemente, do desenvolvimento econômico estadual. “Já temos consórcio nas regiões do Brejo e Curimataú já criados e avançando.

O Sebrae vem mobilizando os prefeitos e lideranças locais para participar, oferecendo capacitações para que os produtores consigam os selos de certificação. É um trabalho que está sendo construído e que em breve teremos bons resultados”, destacou Nelijane Ricarte.

Do total de 19 municípios que compõem a região do Vale do Piancó, 11 estão participando das reuniões com o Sebrae-PB e lideranças locais. Dentre eles, sete já aderiram ao consórcio: Boa Ventura, Serra Grande, São José de Caiana, Pedra Branca, Santana dos Garrotes, Piancó e Itaporanga.

Fonte: Sebrae-PB

Compartilhe:
Palavras-chave
sebrae