ads
Cultura -
10 filmes e séries para assistir no mês do Orgulho LGBT
Laura de Andrade - sob supervisão de Felipe Gesteira
Compartilhe:

Combo perfeito: o cinema e a celebração do amor. Diferente de tempos passados, atualmente as obras cinematográficas que retratam a vida e experiência da população LGBTQIAPN+ são inúmeras, e estão disponíveis nos mais diversos catálogos digitais. Consumir esses produtos proporciona ao cinéfilo uma maior aproximação nas vivências das pessoas, e em alguns casos, colabora em uma maior conscientização da sociedade.

As produções podem gerar reflexões sobre o amor, respeito e a diversidade, por exemplo. Com ajuda da inteligência artificial Bing, listamos 10 filmes e séries sobre o universo LGBT para assistir em plataformas de streaming do Brasil, nesta quarta-feira (28), dia Internacional do Orgulho LGBT. São elas:

Veja também
4 séries sobre política para assistir hoje na Netflix

1 – Com Amor, Simon

(Foto: Divulgação)

Disponível no streaming Telecine Play, a obra de comédia romântica adolescente é baseada no livro “Simon vs. the Homo Sapiens Agenda”, da autora Becky Albertalli. O protagonista Simon Spier é um estudante do ensino médio que ainda não se assumiu a sua orientação sexual e se apaixona por um dos colegas de classe, com quem troca mensagens todos os dias no ambiente digital.

2 – Com Amor, Victor

(Foto: Divulgação)

“Com amor, Victor” é uma série de televisão americana criada por Isaac Aptaker e Elizabeth Berger, inspirada e ambientada no mesmo universo do filme “Com amor, Simon”. A série está disponível na plataforma Star + e acompanha o personagem Victor enquanto se ajusta a uma nova cidade e batalha com sua orientação sexual, em uma jornada de autodescoberta permeada por desafios em casa, novos colégio e cidade.

3 – Sex Education

(Foto: Divulgação)

“Sex Education” é uma série britânica de comédia dramática original da empresa de streaming Netflix. A produção narra a história dos estudantes, pais e professores da escola fictícia Moordale, enquanto os personagens lidam com seus próprios desafios que envolvem desde sexo, drogas, amizades, relacionamentos amorosos, conflitos familiares, redes sociais até violência.

4 – Uma Mulher Fantástica

(Foto: Divulgação)

Disponível no Telecine Play, “Uma mulher fantástica” é um filme de drama chileno de 2017 dirigido por Sebastián Lelio e escrito por Lelio e Gonzalo Maza. O filme apresenta três etapas na vida da protagonista Marina Vidal, uma mulher transgênero que trabalha como cantora e garçonete na cidade de Santiago, no Chile.

5 -The boys in the band

(Foto: Divulgação)

“The boys in the band” é um filme de drama americano dirigido pelo ator e diretor americano Joe Mantello e baseado na peça homônima de Mart Crowley, que foi lançada no ano de 1968. A história conta o enredo de um grupo de amigos gays que se reúnem para comemorar o aniversário de um deles em Nova York em 1968 e, a partir do encontro, várias reflexões são feitas. O espectador pode conferir na Netflix.

6 – Special

(Foto: Divulgação)

Disponível na Netflix, “Special” é uma série de televisão americana criada pelo escritor, ator, ativista LGBT e pela deficiência norte-americano Ryan O’Connell, baseada em suas próprias experiências como gay com paralisia cerebral leve. A série segue Ryan Hayes (interpretado pelo próprio O’Connell), um jovem que decide reescrever sua identidade e correr atrás da vida que almeja.

7 – Pose

(Foto: Divulgação)

Série de televisão dramática americana sobre o cenário LGBT afro-americano e latino-americano da cidade de Nova Iorque, “Pose” apresenta a cultura ballroom entre os anos 80 e 90, onde os personagens em destaque são dançarinos e modelos que competem por troféus e reconhecimento. A obra está disponível no Star +.

8 – RuPaul’s Drag Race

(Foto: Divulgação)

“RuPaul’s Drag Race” é um reality show estadunidense do gênero competição produzido pela companhia World of Wonder para o canal pago “Logo TV”, posteriormente para a WOW Presents Plus. A partir da nona temporada, para o canal VH1, e a partir da 15ª temporada, para o canal MTV. Idealizado e apresentado pelo ator, drag queen, supermodelo, autor e cantor americano RuPaul. O programa procura o carisma, singularidade, coragem e talento de uma drag queen.

9 – Euphoria 

(Foto: Divulgação)

Disponível no serviço de streaming HBO Max, “Euphoria” é uma série de televisão americana criada pelo ator e cineasta estadunidense Sam Levinson. Baseada na minissérie israelense homônima dos roteiristas Ron Leshem, Daphna Levin e Tmira Yardeni, a série segue um grupo de estudantes do ensino médio enquanto eles exploram o mundo das drogas, sexualidade e violência.

10 – Moonlight: Sob a luz do luar

(Foto: Divulgação)

Moonlight é um filme estadunidense de drama dirigido por Barry Jenkins e escrito por Jenkins e Tarell Alvin McCraney baseado na peça inédita In Moonlight Black Boys Look Blue de McCraney. Disponível na Amazon Prime Video, o filme apresenta três etapas na vida do personagem principal Chiron explorando as dificuldades que ele enfrenta com sua própria identidade e sexualidade.

Compartilhe: