Geral -
33% dos novos moradores de Maricá trocaram a capital do RJ pela cidade que é modelo no país de eficiência em gestão
Termômetro da Política
Compartilhe:

Transporte público gratuito, educação, saúde, cultura, tudo de graça e para todos. Parece utopia, mas a cidade é real e existe no Brasil. Maricá se revela como o município que teve o maior crescimento populacional dentro do estado do Rio de Janeiro, conforme aponta o Censo Demográfico do ano de 2022. De acordo com uma amostra do estudo do Instituto Darcy Ribeiro (IDR), ainda em andamento, a capital lidera a lista das cidades de origem com 33,05% dos novos moradores.

O aumento total de habitantes é 54% maior em relação ao último levantamento, realizado em 2010, e mostra que, além do Rio de Janeiro, os novos moradores vieram dos mais diversos municípios ao redor do município. “Observamos que o desenvolvimento socioeconômico da cidade tem atraído novos moradores”, disse o presidente do IDR, Romário Galvão.

Para o presidente do Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro, esse resultado é consequência das políticas públicas do município (Foto: Foto: Vinícius Manhães//Reprodução)

A seguir está o município de São Gonçalo (32,32%) e depois Niterói (14,88%). Os dados são do Censo da Cidadania, projeto realizado pela Prefeitura de Maricá, através do Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR). Ainda na Região Metropolitana, Itaboraí, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti e Belford Roxo, também figuram no recorte das dez cidades que mais enviaram habitantes. Araruama e Cabo Frio completam a lista, representando a Região dos Lagos.

Veja também
STF invalida decretos de Bolsonaro que flexibilizavam compra e uso de armas de fogo

“Esse é resultado das políticas públicas de Maricá. O fato é que temos uma gestão preocupada em cuidar da população, que busca entender as demandas para agir de maneira eficaz e garantir a dignidade dos maricaenses”, enfatiza Galvão.

Fonte: Prefeitura de Maricá

Compartilhe:
Palavras-chave
prefeitura de maricá