ads
Política -
Comissão especial debate rotas tecnológicas para a produção do hidrogênio sustentável
Termômetro da Política
Compartilhe:

A Comissão Especial da Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta terça-feira (11) sobre o tema “Rotas tecnológicas para produção do hidrogênio sustentável”. O debate foi solicitado pelos deputados Bacelar (PV-BA) e Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), respectivamente, relator e presidente da comissão.

Fontes renováveis de energia favorecem a produção de hidrogênio verde no Brasil (Foto: Ulgo Oliveira/Governo da Bahia)

O objetivo dos parlamentares é discutir os aspectos envolvidos em cada uma das rotas de produção do hidrogênio. “O hidrogênio como produto final pode ser obtido a partir de diversos processos, com diferentes insumos e procedimentos. Alguns deles envolvem emissão de poluentes, outros são totalmente limpos e há alguns em que os poluentes produzidos são capturados e estocados”, explicam os deputados no documento em que pedem o debate.

Veja também
Gilmar Mendes anula arquivamento de ação contra Bolsonaro sobre omissão do ex-presidente na pandemia

A partir dessa audiência pública, os parlamentares esperam compreender o atual estágio de desenvolvimento tecnológico e de viabilidade econômica dos diversos procedimentos de obtenção de hidrogênio, expandindo as possibilidades de debate e permitindo a construção de opinião a partir de sólidos conhecimentos sobre o assunto.

Convidados
Foram convidados para a discussão:
– o diretor da Hytron – Soluções em Hidrogênio e Energia, Daniel Gabriel Lopes;
– a diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Heloísa Borges;
– o professor da Universidade Federal de Itajubá Luiz Augusto Horta Nogueira;
– o diretor de Tecnologia e Inovação do Campus Integrado de Manufatura de Tecnologia do Senai da Bahia (Senai/Climatec), Leone Andrade;
– o coordenador do Laboratório de Genômica e Bioenergia da Unicamp, Gonçalo Amarante Guimarães Pereira.

A audiência pública está marcada para as 14 horas, no plenário 3.

Confira a lista completa de convidados

A comissão
Criada a pedido do deputado Bacelar e instalada no final de maio, a comissão tem por objetivo acompanhar a implementação das medidas que estão sendo adotadas para a transição da energia verde no Brasil.

O plano de trabalho prevê 12 audiências públicas e visitas externas, nas cinco regiões brasileiras, para avaliar as políticas públicas que tratam do tema.

O relator espera apresentar o parecer em novembro, com a sugestão de criação de um marco regulatório que permita a segurança jurídica necessária ao desenvolvimento de projetos voltados à transição energética, a exemplo da produção de hidrogênio.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Compartilhe: