ads
Geral -
Mulheres Inovadoras: Sebrae e PAQTcPB apresentam editais de apoio à startups na Paraíba
Termômetro da Política
Compartilhe:
Durante o evento foram apresentados ao público algumas ações da UFPB, que visa unir pesquisa científica e empreendedorismo (Foto: Divulgação)

Promoção ao empreendedorismo e incentivo ao desenvolvimento de startups que tenham à frente lideranças femininas. Estes foram os principais temas debatidos na noite dessa segunda-feira (10), em João Pessoa, durante a apresentação do edital do Prêmio Mulheres Inovadoras, uma iniciativa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A atividade integra as ações do ecossistema de inovação da Paraíba, que tem participação do Sebrae. Nesta terça-feira (11), o evento será em Campina Grande, na Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PAQTcPB), a partir das 14h.

Na capital o evento aconteceu no auditório do Shopping Sebrae, no Bairro dos Estados, e contou com a participação de representantes de algumas startups locais, do Governo do Estado, Universidade Federal da Paraíba, além da Finep. O intuito foi apresentar as oportunidades ofertadas pelos editais da financiadora aos empreendedores, de forma geral, com destaque para o edital Mulheres Inovadoras, que está com inscrições abertas.

Veja também
Gilmar Mendes anula arquivamento de ação contra Bolsonaro sobre omissão do ex-presidente na pandemia

“O objetivo é estimular novos negócios que tenham mulheres como gestoras e mostrar oportunidades no mercado. Convido todos os atores do ecossistema empreendedor para conhecer quais são as oportunidades de fomento que estamos disponibilizando no mercado. É um momento de muita integração do ecossistema de João Pessoa que a gente consegue levar um evento como esse além da capital para que mais pessoas conheçam e possam participar”, reforçou a analista do Sebrae/PB, Rafaella Catão.

Durante o evento foram apresentados ao público algumas ações da UFPB, que visa unir pesquisa científica e empreendedorismo, e ainda um programa de crédito especial para micro e pequenas empresas, por meio da parceria entre o Sebrae e a Finep. “A Finep tem programas destinados a todos os portes de empresas, mas no apoio às micro, pequenas e startups temos programas específicos. O programa de crédito de inovação da Finep e Sebrae é para fomento do ecossistema nacional de inovação voltado para micro e pequenas empresas. O Sebrae entra com os consultores e a Finep com o valor financeiro e com os bancos parceiros”, explicou a analista da Finep, Rafaelly Fortunato.

Edital

Na apresentação do edital do programa Mulheres Inovadoras, que está na sua 4ª edição, o intuito é incentivar as startups paraibanas a participar e concorrer a um aporte financeiro de até R$100 mil. O edital está com inscrições abertas até o dia 4 de agosto deste ano e podem participar empresas com propostas com foco em diversos nichos, desde tecnologia, à sustentabilidade, educação, alimentação e saúde. O gerente da Finep no Nordeste, Ossi Ferreira, explicou que os representantes da instituição estão apresentando o programa em todos os estados do Nordeste. Ao final, serão selecionadas seis startups de cada região. “A maior parte da academia é formada por mulheres, mas essa não é a realidade no empreendedorismo, em especial, onde tem investimento da ciência. Então, a Finep, que já está na quarta edição do prêmio, oferece quase R$ 2 milhões em investimentos para incentivar a participação feminina na ciência e nos negócios”, destacou.

Mais informações sobre o edital, neste endereço eletrônico

Fonte: Sebrae-PB

Compartilhe:
Palavras-chave
sebrae