ads
Cultura -
Em celebração à literatura de cordel, Matinhas abre suas portas para a Rota Cultural Caminhos do Frio
Laura de Andrade - sob supervisão de Felipe Gesteira
Compartilhe:

Você sabia que a maior produtora de tangerina do Nordeste fica localizada em Matinhas, no interior da Paraíba? O município abriu as portas para receber mais uma edição da Rota Cultural Caminhos do Frio, e acontece até domingo (23). As atividades durante o período vão desde oficinas culturais, a palestras e atrações musicais, em celebração à literatura de cordel e à arte paraibana. “O Caminhos do Frio vai além de um festival, vai além de um grande show no final de semana. O Caminhos do Frio é rota cultural que eleva o artesão e o artista local e o trabalho é resultado das oficinas que são ministradas durante os anos anteriores e durante esta semana”, disse a diretora do Fórum de Turismo do Brejo da Paraíba, Maria Júlia de Albuquerque Barracho.

Matinhas é conhecida pelo grande número de exportações de tangerinas (Foto: Laura de Andrade)

A abertura do evento aconteceu na segunda-feira (17), e contou com a presença de autoridades locais, como o prefeito do município, Benedito Braz da Silva, vereadores, secretários, dirigentes das escolas municipais e estaduais, a população local e a imprensa, que foi convidada pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento. Os moradores lotaram a praça da Liberdade, que exalava cheiro de tangerina sob a trilha sonora de Isaque do Acordeon, artista de Matinhas.

Veja também
BNDES e fundo da ONU lançam edital de R$ 1 bilhão para Sertão nordestino

Com a promessa de ser o evento mais aconchegante da Paraíba, o Caminhos do Frio acontece sob o clima da Serra da Borborema, localizada a 550 metros de altitude, com ampla programação cultural que oferece aos visitantes muita música, artes cênicas, gastronomia, trilhas e experiências únicas nos engenhos e demais atrativos locais. Uma ótima opção para quem gosta de friozinho e uma boa comida.

Neste ano, o evento já passou pelas cidades paraibanas de Areia e Pilões. Até o domingo, estará em Matinhas. Em seguida, chegará em Solânea, Serraria, Borborema, Remígio, Bananeiras, Alagoa Grande e Alagoa Nova. Turistas de toda parte vêm para a Paraíba na intenção de respirar arte e cultura a cada cidade visitada. E, claro, os artesãos locais se preparam durante o ano inteiro para esta época. “É a minha primeira vez expondo, e eu estou muito animada para o Caminhos do Frio”, disse Vitória Bernardo, da empresa Ateliê do Crochê.

Lucas, Albert e Mateus são jovens artistas matinhenses e esperam com empolgação a alta na visitação do brejo com destino à terra da laranja. Não é a primeira vez que eles se apresentam no Caminhos do Frio. “Nesse ano a gente se preparou bastante, estamos bem animados. A expectativa é de vir muitos turistas conhecer  nossa cidade!”, exclamaram.

Recomeço

Segundo o secretário de Cultura e Turismo do Município, Wilker Muniz, a sétima edição do evento acontece como um recomeço após o período de pandemia. A gestão passou a reestruturar as cachoeiras locais, os “sítios de laranja”, colaborar na formação de condutores e na criação de memoriais. Com o evento, a economia local também é fortemente afetada, de forma positiva. “Nesse período nós temos uma alta na economia [local], as pessoas que tem comércio investem… Hoje mesmo, acredito que todos os comerciantes estão envolvidos nesse processo, a gente tem um contato direto com eles para que eles se preparem”, disse Muniz. 

Maria Júlia reafirma o que diz Wilker. A economia movimenta não só o povo de Matinhas, mas para todo o brejo da Paraíba. O evento faz com que os artesãos se vejam não como concorrentes, mas como parceiros. “Quanto mais empreendimentos tiver no turismo, mais aquele destino é forte. Então a economia fica toda voltada para o produtor local. E isso é um turismo consciente, responsável e sustentável”, disse a diretora.

A gestão municipal de Matinhas adiantou que está empolgada para liberar logo mais a programação da Festa da Laranja, que acontece entre os dias 13 e 15 de outubro e celebra o potencial da fruta. O município é conhecido como a terra da laranja por produzir o maior número de tangerinas da região. “No período de maio até outubro, que é um momento alto da produção, tem caminhões e caminhões na entrada da cidade [com o objetivo de exportar a tangerina]”, disse o secretário. 

Confira a programação dos próximos dias

Quinta-feira (20/07)

9h: CineRural – Escola M. Manoel Virgínio de Moura (Sítio Jurema – Caminho da Cachoeira do Pinga)
9h: Palestra sobre Monocultura com a Sec. Agricultura, EMPAER e BNB – Rua Gov. Antônio Mariz
14h: Feirinha Agroecológica da ECIT Poeta Mário Vieira – Rua Gov. Antônio Mariz
15h: Apresentação Cultural com o Projeto Prima
18h: Feirinha de Artesanato e Gastronômica – Rua Gov. Antônio Mariz
19h30: Apresentação Cultural com os Grupos Renascer e Florescer de S. Sebastião de Lagoa de Roça
21h30: Show Musical com Rodrigo Pablo e Banda Megalove e Renan Victor

Sexta-feira (21/07)

8h: Oficina de Drinks a partir da Laranja – Denilton Bartender do THE W – Câmara de Vereadores
14h: Rota Memórias, Culturas e Sabores: Cidade – Visita a Casa de Farinha, Capelinha de São Severino dos Ramos 

Com informações de Destino Brejo

A repórter Laura de Andrade viajou a convite da PBTur

Compartilhe: