ads
Geral -
Ecossistema discute ações para fomentar negócios inovadores em Campina Grande
Termômetro da Política
Compartilhe:

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de startups e negócios inovadores na Paraíba e contribuir para o fortalecimento e o amadurecimento do ambiente de tecnologia e inovação do estado, o Ecossistema de Inovação de Campina Grande promoveu na quarta-feira (19) um encontro com diversos empresários e representantes de instituições públicas e privadas, com foco no planejamento de ações que serão desenvolvidas nos próximos meses de forma conjunta entre os atores que integram esse ecossistema.

Reunião, com a participação do empresário Sílvio Meira, foi realizada na agência regional do Sebrae (Foto: Divulgação)

Realizado na Agência Regional do Sebrae-PB em Campina Grande, o encontro contou com a participação do superintendente da instituição, Luiz Alberto Amorim, do empresário Alexandre Moura, que integra o Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae-PB, e do empresário da TDS Company, Sílvio Meira, que também é professor, cientista e uma das principais referências do país na área de inovação.

Conforme explica Luiz Alberto Amorim, o principal objetivo do encontro foi conhecer melhor a experiência exitosa da cidade de Fundão, em Portugal, que desde 2012 vivencia um experimento de incubação figital (que une os meios físico e digital) para negócios inovadores. Essa experiência foi apresentada por André Neves, da empresa TDS Company, que desenvolveu a metodologia aplicada em Fundão, que também será utilizada na Paraíba para uma Jornada de Incubação Figital com startups do estado.

Veja também
Casos de estupro aumentam 8,2% no Brasil em 2022

“Essa é uma metodologia inédita no Brasil, que será aplicada pela primeira vez no país nessa Jornada de Incubação Figital que estamos formatando para a Paraíba. Essa jornada diferencia-se de outros sistemas de incubação tradicionais porque integra as dimensões física, virtual e social, com foco no atendimento das demandas e necessidades das startups. Em outras palavras, ela oportuniza não apenas espaços físicos e infraestrutura para encontros, prototipagem e testes de mercado, como também uma plataforma digital para conexão com mentores, investidores, instituições e comunidades, promovendo aprendizagem mútua, criação e fortalecimento de redes de contato”, explicou Luiz Alberto.

Ao destacar a importância de uma iniciativa como essa para o fortalecimento do ecossistema de inovação do estado, o superintendente também enfatizou o trabalho realizado pelo Sebrae-PB, que foi o de fomentar, através da união de empresários e instituições, a construção da Jornada de Incubação Figital para o estado, a partir da experiência realizada em Portugal. O projeto e os detalhes dessa Jornada estão em fase final de elaboração e serão divulgados ao público nas próximas semanas.

Além do Sebrae-PB, também participaram do encontro desta quarta-feira representantes de instituições como Senai, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Unifacisa, Prefeitura de Campina Grande, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Comunidade Start Tropeiros, entre outros atores do ecossistema de inovação.

Fonte: Sebrae-PB

Compartilhe:
Palavras-chave
sebrae