ads
Cultura -
Turma da Mônica homenageia Dandara no Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Termômetro da Política
Compartilhe:

Com o propósito de enfatizar e estimular debates sobre a importância da igualdade racial, além de destacar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a Mauricio de Sousa Produções (MSP) faz homenagem a Dandara dos Palmares. Ela está sendo celebrada pelo projeto Donas da Rua, que tem como um de seus objetivos proporcionar visibilidade às mulheres notáveis, inspirando meninas e outras mulheres a conquistarem seu espaço em áreas como artes, ciências, esportes e literatura. Representada por Milena, uma personagem que incorpora o conceito de empoderamento em sua personalidade, Dandara é a mais recente Dona da Rua da História.

Com traços de Milena, Dandara dos Palmares é a mais nova Dona da Rua da História (Imagem: Divulgação)

Companheira de Zumbi, Dandara dos Palmares foi reconhecida como guerreira e estrategista na defesa do Quilombo dos Palmares, o maior símbolo da resistência negra no Brasil. O local, situado na Serra da Barriga, era refúgio para os povos que lutavam contra a escravização no século 17. Desde 1985, é reconhecido como um Patrimônio Histórico, Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico e, em 2017, a localidade recebeu o título de Patrimônio Cultural do Mercosul.

Em 2019, 22 anos depois, Dandara dos Palmares teve seu nome inscrito junto ao de Zumbi no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, que fica no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília. Junto à mãe de Luís Gama, um dos principais abolicionistas do Império, Dandara foi uma das primeiras mulheres negras a receber a honraria. Antes dela, havia apenas duas mulheres na lista, Ana Néri, pioneira da enfermagem no Brasil, e Anita Garibaldi, que participou da Revolução Farroupilha e do processo de unificação da Itália.

Veja também
Paraibano incentiva a liberdade das crianças em livro que aborda brincadeiras infantis

Sempre perseguindo o ideal de liberdade, Dandara não tinha limites quando o que estava em jogo era a segurança do quilombo. Ela defendia a paz em troca de terras no Vale do Cacau. Essa proposta do governo português seria um passo para a destruição da República de Palmares e a volta à escravidão. Dandara foi presa e, logo após, cometeu suicídio para não voltar à condição de escravizada.

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, é uma data significativa que busca ressaltar e celebrar a importância das mulheres negras dessa região. Essa data especial tem como objetivo reconhecer a luta e a resistência dessas mulheres ao longo da história, bem como destacar suas contribuições significativas para a sociedade e cultura. É uma ocasião para promover a visibilidade das questões enfrentadas pelas mulheres negras.

Além de Dandara, outras grandes mulheres, escritoras, esportistas e cientistas fazem parte do hall das Donas da Rua da História. A proposta do projeto demonstra o compromisso da Mauricio de Sousa Produções como signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, plataforma da ONU Mulheres e Pacto Global. Para conferir a homenagem a ela e a outras grandes mulheres, basta clicar aqui.

Sobre a Mauricio de Sousa Produções 

A Mauricio de Sousa Produções é uma das maiores empresas de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. A empresa é signatária dos princípios de empoderamento das mulheres, plataforma da ONU Mulheres e do Pacto Global. No licenciamento, trabalha com 200 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens. A presença da marca na plataforma YouTube já passou de 19 bilhões de views, sendo a maior audiência para Mônica Toy, conteúdo desenvolvido exclusivamente para esta plataforma; além do engajamento e interações orgânicos com os fãs em mídias sociais. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo, com 450 títulos de livros e mais de 1 bilhão de revistas vendidas, ambos responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros. 

Fonte: Assessoria de imprensa

Compartilhe: