Geral -
Agosto Lilás: Prefeitura de Conde promove curso Guardiãs Maria da Penha
Termômetro da Política
Compartilhe:

A Prefeitura de Conde iniciou dentro das ações alusivas ao Agosto Lilás, mês direcionado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher, o curso Guardiãs Maria da Penha, voltado aos servidores municipais das áreas da Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Guarda Municipal. As aulas acontecem na Missão Resgate.

A aula inaugural contou com a presença da prefeita Karla Pimentel, das secretárias Scheilla Barbosa (Sedes), Emanuelee Macedo (Saúde), Nadelma Ferreira (Educação), Marília Melo (Turismo), Tereza Raquel (Gerência Executiva de Mulheres), do comandante da Guarda Municipal, Mário Nogueira, do diretor do Sine Conde, Thalles Medeiros e a defensora pública e presidente do Nudem, Raissa Palitot.

curso será realizado todas as terças-feiras do mês de agosto, até o dia 29, encerrando com a realização do 1º Fórum de Proteção à Mulher em Situação de Violência do Município de Conde (Foto: Divulgação)

“Este é um trabalho que requer muito cuidado e humanização. Eu tenho muito orgulho de poder participar de uma ação essencial para a vida de muitas mulheres. Vivemos essa triste realidade com a violência contra a mulher, mas estamos unidas para combater esse mal. Contem com meu apoio sempre”, disse a prefeita Karla Pimentel.

A gerente executiva de Mulheres, Tereza Raquel, falou do funcionamento do serviço e da importância do trabalho que as Guardiãs têm no território. “O primeiro passo foi dado, o Guardiãs Maria Penha foi criada, de fato existe e funciona e o trabalho que nós estamos fazendo, seguindo o fluxograma que chamamos de “termômetro”, proporciona a Gerência de Mulheres trabalhar a construção de políticas públicas direcionadas exclusivamente às mulheres do município”, destacou.

Veja também
Censo 2022: Brasil tem 1,69 milhão de indígenas

As palestras foram ministradas pela promotora Cassiana Mendes de Sá, que abordou a temática da lei Maria da Penha e suas atualizações no Código Penal; Yonara Cordeiro, servidora municipal que apresentou os aspectos relacionados à Lei Municipal que criou a Ronda Maria da Penha e a gerente executiva de Mulheres, Tereza Raquel, que apresentou as ações da Gerência e o trabalho que a Rede de Proteção a Mulher desenvolve no território condense.

A defensora pública e Presidente do Nudem, Raissa Palitot, afirmou que “quando vê esse programa no Conde, as Guardiãs Maria da Penha, eu fico muito feliz e encantada porque eu sei que esses guardas e todos os servidores que aqui estão se capacitando, vão chegar como a prefeita Karla falou, às mulheres que não conseguem acessar os serviços, não conseguem acessar os seus direitos e aqui a gente não está apenas ajudando as mulheres, estamos efetivando direitos que estão previstos em lei”.

Também participaram do curso as guardas municipais de João Pessoa, Cabedelo, Bayeux e Santa Rita. O curso será realizado todas as terças-feiras do mês de agosto, até o dia 29, encerrando com a realização do 1º Fórum de Proteção à Mulher em Situação de Violência do Município de Conde, que será aberto para toda a sociedade civil.

Fonte: Prefeitura de Conde

Compartilhe: