ads
Política -
Festa no Terreiro: prefeito de São Mamede é preso em operação contra esquema de fraudes em licitações
Termômetro da Política
Compartilhe:

Com objetivo de combater esquema de direcionamento de licitações, desvios de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro, a “Operação Festa no Terreiro 2” foi deflagrada na manhã desta terça-feira (15), na Paraíba. A ação da Polícia Federal foi realizada com a colaboração do Ministério Público da Paraíba (MPPB).

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, sendo cinco no município de Patos e um no município de São Mamede; além de quatro mandados de prisão preventiva. Um dos presos foi o prefeito de São Mamede, Umberto Jefferson (União Brasil).

A ação visa desarticular esquema de licitações fraudulentas em prefeituras do Estado (Foto: Reprodução/Instagram)

Também foi determinado o afastamento de dois servidores de seus cargos públicos e o sequestro de bens no valor equivalente a R$ 5,1 milhões. Todas as medidas judiciais foram determinadas pelo Tribunal de Justiça da Paraíba.

Veja também
Contribuição de países ricos para a preservação da floresta amazônica não é favor, mas “dívida com o planeta”, diz Lula

Os crimes investigados são frustração do caráter competitivo de licitação, violação de sigilo em licitação, afastamento de licitante, fraude em licitação ou contrato, peculato, corrupção passiva e corrupção ativa, todos do Código Penal Brasileiro, bem como lavagem de dinheiro.

Trata-se da segunda fase da Operação Festa no Terreiro, deflagrada no dia 2 de março de 2023, quando foram apreendidos documentos e mais de R$ 250 mil em espécie na casa de um dos alvos.

O nome da operação é uma referência ao linguajar utilizado pelos investigados ao combinar o resultado de licitações.

Fonte: Polícia Federal

Compartilhe: