ads
Geral -
Prefeitura de Maricá promove “Pré-Enem Popular”para estudantes da rede pública com aula sobre ditadura militar
Termômetro da Política
Compartilhe:

A Prefeitura de Maricá realizou nesta quinta-feira (17) uma cine-aula no Cinema Henfil, no Centro, com música e filme sobre a ditadura militar no país. O professor de História, Willian Campos, apresentou uma aula sobre os governos militares no Brasil de 1964 a 1985, tema que voltou a ser cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A atividade integra a 8ª edição do Pré-Enem Popular Iara Iavelberg, curso preparatório oferecido gratuitamente pela Secretaria de Educação com apoio da Secretaria de Cultura.

O professor Willian Campos ministrou aula sobre os governos militares no Brasil de 1964 a 1985 (Foto: Katito Carvalho/Prefeitura de Maricá)

Para facilitar o acesso, os estudantes da unidade Centro assistiram a cine-aula presencialmente, já os alunos de Itaipuaçu, Inoã e São José acompanharam online pela página do projeto no Youtube. Ao todo, 1.910 alunos participam desta edição do Pré-Enem Popular Iara Iavelberg.

Durante a aula, os alunos assistiram ao documentário “Uma Família Ilustre”, com 20 minutos de duração, abordando o período histórico da última ditadura militar no Brasil. O curta-metragem mostra a conversa entre Cláudio Guerra, ex-delegado da Polícia Civil que assassinou e incinerou militantes contrários à ditadura, e o professor Eduardo Passos, psicólogo clínico que trabalha com direitos humanos. Em seguida, o cantor Ronaldo Valentim apresentou canções que marcaram essa época: “Apesar de você” e “Vai passar” (Chico Buarque); “O bêbado e a equilibrista” (Elis Regina); “Alegria, alegria” (Caetano Veloso); e “Pra não dizer que não falei das flores” (Geraldo Vandré).

Veja também
Operação investiga omissão de policiais militares do DF nos atos golpistas do 8/1

“Foi uma aula diferente e bem didática, onde os alunos fizeram exercícios, contextualizando as músicas. Esse tema sobre ditadura militar foi citado no Enem e em algumas questões é cobrado tendo essas músicas como referência”, afirmou o professor Willian Campos.

Micaely Evangelista, de 17 anos, quer fazer a faculdade de Arquitetura e Urbanismo e disse que a cine-aula foi fundamental para assimilar o conteúdo. “Acho muito importante a gente participar das aulas presenciais porque o professor nos ajuda em cada detalhe das questões que são cobradas no Enem”, disse a moradora de Ubatiba.

Moradora da Ponte Preta, Milena da Costa, de 18 anos, quer fazer a faculdade de Biomedicina e aprovou a aula no Cine Henfil. “Achei bem legal essa ideia. A gente viu o filme, escutou as músicas que retratam esse período e isso é importante para contextualizar na hora da prova”, declarou Milena, que aproveita também as aulas online para esclarecer dúvidas de Matemática, matéria que tem maior dificuldade. “O professor Vagner é muito bom e ele tira todas as minhas dúvidas”, completou.

Curso presencial em quatro polos

Essa edição é realizada desde junho com aulas online transmitidas ao vivo nas noites de segunda e quarta-feira no canal do YouTube. Já no módulo presencial, as aulas acontecem às terças e quintas-feiras, também à noite, em quatro polos do município: Escola Municipal Carlos Magno Legentil de Mattos (Centro); Escola Municipal Caic Elomir Silva (São José do Imbassaí); Escola Municipal Vereador Aniceto Elias (Polo Inoã) e Escola Municipal Anísio Teixeira (Itaipuaçu).

Todos os participantes do curso receberão atendimento individualizado e personalizado por meio de WhatsApp, professora particular de redação, correção, orientação psicológica, simulados e teste vocacional.

Resultado do Pré-Enem Popular

Na última edição, 86 alunos participantes do Pré-Enem Popular Iara Iavelberg conquistaram vagas nas principais instituições públicas do país, após realizarem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entre essas estão a Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de classificações na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), e demais unidades de ensino.

Fonte: Prefeitura de Maricá

Compartilhe: