ads
Política -
Associação Folia de Rua reage contra interferência de vereador que é dono de bloco privado
Termômetro da Política
Compartilhe:

Um vereador de João Pessoa e a tradicional Associação Folia de Rua, responsável pela prévia carnavalesca pessoense, entraram em rota de colisão. O parlamentar em questão é Marcílio do HBE (Patriota), que também é proprietário de um bloco privado, o Bloco dos Atletas. De acordo com a associação, o vereador estaria tentando privatizar a festa de rua da capital. A associação divulgou uma nota oficial rechaçando a interferência no Corredor da Folia.

Vereador Marcílio do HBE é dono do Bloco dos Atletas (Foto: Juliana Santos/CMJP)

“A proposta do senhor vereador empresário visa enfraquecer uma associação carnavalesca fundamental para o fomento da cultura e identidade local e aniquilar o conceito de carnaval multicultural, público, democrático e inclusivo, que é reconhecido em todo Brasil, para ser substituído por uma micareta, privilegiando um modelo de carnaval privado, excludente e sem compromisso com a cultura local, o qual a sociedade pessoense e paraibana rejeita”, diz trecho da nota.

Veja também
Lula diz que moeda do Brics reduzirá vulnerabilidades

O vereador Marcílio do HBE disse à reportagem que “não existe privatização”. De acordo com o parlamentar, o que existe hoje é uma “desorganização estrutural, que termina afastando investidores e culminando na desvalorização do evento”. Marcílio do HBE propõe padronizar o circuito por meio do comitê gestor.

“Com a aprovação do projeto, os blocos vão continuar filiados ao Folia de Rua, mas não receberão recursos da Associação. Ficarão livres para captar os recursos, em conjunto, com as agremiações que desfilam na ‘Via Folia’. Isso vai fazer com que exista uma maior parte dos recursos, destinados aos blocos dos bairros e demais representações culturais espalhadas pela cidade”, argumenta.

Confira a nota na íntegra:

A Associação Folia de Rua, entidade cultural responsável por uma das maiores prévias carnavalescas do planeta, vem em nome dos seus blocos associados, convidados, colaboradores e público em geral repudiar veementemente a tentativa de PRIVATIZAÇÃO da festividade na Via Folia!

A Projeto de Lei 017/2023 de autoria do vereador Marcílio HBE, empresário que há pouco tempo comprou o Bloco dos Atletas, propõe a criação de um comitê gestor para o corredor da folia na Av. Epitácio Pessoa, espaço fundado e consolidado no calendário cultural oficial da cidade pela Associação Folia de Rua – entidade que é Patrimônio Cultural e Imaterial de João Pessoa e que há 30 anos promove o pré-carnaval da capital.

A proposta do senhor vereador empresário visa enfraquecer uma associação carnavalesca fundamental para o fomento da cultura e identidade local e aniquilar o conceito de carnaval multicultural, público, democrático e inclusivo, que é reconhecido em todo Brasil, para ser substituído por uma micareta, privilegiando um modelo de carnaval privado, excludente e sem compromisso com a cultura local, o qual a sociedade pessoense e paraibana rejeita.

O Carnaval pessoense é uma expressão cultural rica e histórica, com caráter popular, que une pessoas de diferentes origens em celebrações de alegria, música e dança, através das mais variadas linguagens artísticas e culturais. E a gestão do pré-carnaval pela Folia de Rua promove de forma descentralizada a geração de emprego e renda para artistas, grupos culturais, micro, pequenas, médias e grandes empresas, profissionais liberais, trabalhadores autônomos, ambulantes e demais categorias de informais.

É inaceitável que um representante eleito pelo povo utilize seu cargo para promover a segregação e desrespeito às tradições que fazem parte do nosso tecido social. O papel de um vereador é legislar em prol do bem-estar e da garantia de direitos essenciais para população, e não patrocinar a exclusão do povo ao acesso a cultura em nome do lucro de meia dúzia de empresários do ramo do entretenimento.

Nós que defendemos a valorização da diversidade cultural e o fortalecimento das relações entre aos diferentes atores, grupos e manifestações presentes em nossa cidade, conclamamos a bancada de vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa, a utilizar o poder investido pelo povo para barrar essa tentativa de cercear o acesso à cultura e alijar a Associação Folia de Rua de sua legitimidade como entidade realizadora dos festejos pré-carnavalescos da cidade.

Ressaltamos a importância de preservar e promover eventos como o nosso Pré-Carnaval, que celebram a nossa identidade e contribuem para a coesão social. Contamos com o apoio de todos os segmentos culturais para que se somem a essa luta pela valorização da cultura. Juntos resistiremos e superaremos essa e qualquer tentativa de apagamento de nossa história.


Matéria alterada às 19h09 para acréscimo do posicionamento do vereador.

Compartilhe: