Política -
Wilson Filho apoia mobilização da Famup pelo reajuste no repasse do FPM
Termômetro da Política
Compartilhe:

O deputado estadual Wilson Filho (Republicanos) participou da Sessão Especial promovida pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) que discutiu a queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), nesta quarta-feira (23). O parlamentar defendeu o movimento dos gestores municipais, coordenado pela Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), previsto para o dia 30 deste mês e lembrou que, em outro momento, os prefeitos do Estado já conseguiram chamar atenção do Governo Federal.

Deputado Wilson Filho (à esquerda) ao lado do prefeito André Gomes, de Boa Vista (Foto: Assessoria de imprensa/Divulgação)

“É preciso compreender que, quem sofre com essa diminuição no repasse, é a população que mora nesses municípios. São os moradores que precisam de uma educação, de uma saúde de qualidade. Vale lembrar que essa não é a primeira vez que os prefeitos paraibanos chamam a atenção de Brasília. Presenciamos um movimento que nasceu encabeçado pela FAMUP, conquistar a aprovação da chamada PEC do 1%, que garantiu aumento no repasse do FPM, em outro momento”, destacou.

Veja também
Câmara conclui votação do novo arcabouço fiscal e preserva Fundeb e FCDF

O parlamentar também falou sobre as dificuldades que os prefeitos tem relatado enfrentar com a diminuição no repasse do Fundo. “Eu tenho acesso a vários gestores, contato direto com eles diariamente e realmente teve uma queda nesse repasse em relação ao ano passado. A população merece professores valorizados, obras em ritmo acelerado, saúde de qualidade e é preciso apoiar a mobilização da FAMUP, para que consigam chamar a atenção do Brasil inteiro novamente e para que Brasília nos dê uma resposta”, finalizou.

Movimento da Famup

Está prevista para o dia 30 deste mês uma paralisação das prefeituras que aderiram ao movimento. Intitulada de “Sem FPM não dá”, a mobilização está marcada para ocorrer na Praça dos Três Poderes, às 9h. Até o momento 185 prefeituras já confirmaram adesão, mas a expectativa do presidente George Coelho é que, até semana que vem, 100% dos gestores estaduais abracem o movimento. Até esta quarta, Prefeituras de sete Estados também confirmaram a participação.

“Importante enaltecer o trabalho do presidente da Famup, George Coelho, que tem defendido causas importantes à frente do órgão e também lembrar que a adesão da Assembleia à esta causa é imprescindível. Enquanto parlamentares, estamos vendo a realidade desses prefeitos in loco, acompanhando os problemas ocasionados por essa queda no repasse e a Casa não poderia ficar de braços cruzados. O presidente, Adriano Galdino, também está de parabéns”, destacou.

Fonte: Assessoria de imprensa

Compartilhe: