Internacional -
Sobre possibilidade de Putin ser preso no Brasil, Lula diz torcer para que a guerra termine antes
Termômetro da Política
Compartilhe:
Nova Delhi, Índia, 11.09.2023 – Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, concede entrevista coletiva à imprensa em Nova Delhi, Índia, e faz balanço da viagem. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a Justiça brasileira decidirá sobre a possível prisão do presidente da Rússia, Vladimir Putin, caso ele venha ao Brasil para a próxima Cúpula do G20, em novembro de 2024.

Neste ano, o russo não compareceu à reunião de chefes de Estado e governo do grupo, em Nova Déli, na Índia. Em março, o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu mandados de prisão contra Putin por crimes de guerra cometidos na Ucrânia. O Brasil é signatário do acordo que criou o tribunal e deveria cumprir o mandado caso Putin venha ao país.

Veja também
Gilberto Gil recebe convite e chave da cidade de Maricá para participar da Flim

Na mesma entrevista coletiva concedida na manhã de hoje em Nova Déli, na Índia, Lula disse torcer para que a guerra tenha acabado até a vinda de Putin ao Brasil e que o TPI tenha tomado sua posição.

“Não sei se a Justiça brasileira vai prender, isso quem decide é a Justiça, não é o governo nem o Parlamento, é a Justiça que vai decidir. (…) o Brasil tem um Poder Judiciário que funciona e funciona perfeitamente bem. Nós temos que ver se vai acontecer alguma coisa no momento que tiver que acontecer”, e completou: “Espero que tenha acabado a guerra. Espero que o tribunal tenha feito a sua posição para que a gente possa voltar normalidade”, acrescentou Lula.

Com informações da Agência Brasil

Compartilhe: