Política -
Comissão discute como compensação econômica pode ajudar a proteger o meio ambiente
Termômetro da Política
Compartilhe:

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados discute nesta terça-feira (26) como instrumentos de compensação econômica podem auxiliar a proteger o meio ambiente. A audiência será realizada no plenário 3, a partir das 9h e poderá ser acompanhada pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube.

ICMS Ecológico incentiva práticas ambientalmente adequadas pelos munícipios (Foto: Glenda Souza/Prefeitura de Belo Horizonte)

O debate foi sugerido pelo presidente do colegiado, deputado Zé Silva (Solidariedade-MG). Ele lembra que a Política Nacional do Meio Ambiente traz como exemplo as seguintes espécies de instrumentos econômicos: as concessões florestais, as servidões florestais e os seguros ambientais.

Veja também
Mercado eleva projeção de crescimento da economia brasileira em 2023 pela 5ª semana consecutiva

“Tal rol, no entanto, não é taxativo, inserindo-se nele também a categoria de Pagamento por Serviços Ambientais, o ICMS Ecológico, o mercado de carbono”, acrescenta o parlamentar.

Segundo Silva, os instrumentos econômicos complementam os mecanismos de controle porque permitem que a ação protetiva voluntária se converta em fonte de recursos financeiros.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Compartilhe: