ads
Geral -
Polícia Federal investiga desvios de medicamentos destinados aos Yanomami
Termômetro da Política
Compartilhe:

A Polícia Federal (PF) deflagrou nessa quarta-feira (4) a segunda fase da Operação Yoasi, com a finalidade de investigar suspeitos de lavar recursos oriundos do desvio de medicamentos destinados ao povo Yanomami. Os policiais cumprem quatro mandados de busca e apreensão na capital do estado de Roraima, Boa Vista. “As investigações indicaram a participação de outros suspeitos nos crimes investigados, os quais teriam realizado vultuosos aportes em empresas suspeitas com o objetivo de dar aparência de legalidade aos valores supostamente desviados”, informou a PF.

Segunda fase da Operação Yoasi investiga suspeitos de lavar recursos oriundos do desvio de medicamentos destinados ao povo Yanomami (Foto: Igor Evangelista/MS)

Na primeira fase, deflagrada em 30 de novembro de 2022, os policiais investigaram um esquema criminoso que teria deixado mais de 10 mil crianças Yanomami desassistidas, ao entregar apenas 30% dos medicamentos adquiridos pelo Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami.

Veja também
TSE abre código-fonte de urna eletrônica para inspeção e Moraes afirma que não há vulnerabilidade

Os policiais estão cumprindo, desde as primeiras horas da manhã, quatro mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados, na cidade de Boa Vista. As ordens judiciais foram expedidas pela 4ª Vara da Justiça Federal em Roraima.

Um dos alvos da operação desta quarta-feira é suspeito de ter repassado R$ 4 milhões para a empresa investigada na Operação Yoasi. Ele foi preso na Operação Hipóxia, deflagrada em setembro, que investigou o superfaturamento de oxigênio destinado aos Yanomami.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe:
Palavras-chave
yanomami