ads
Justiça -
Morre, em Brasília, aos 90 anos, o ministro aposentado do STF, Moreira Alves
Termômetro da Política
Compartilhe:

Ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Moreira Alves faleceu nesta sexta-feira (6), às 12h24, em Brasília, aos 90 anos, em razão de falência múltipla de órgãos. Ele tomou posse na cadeira número 18 do STF e integrou a Corte por 27 anos e 10 meses, dos quais os últimos 10 anos atuou como decano. 

Moreira Alves foi professor universitário, advogado, procurador-geral da República e presidente do Supremo (Foto: Divulgação/STF)

Moreira Alves estava internado no hospital DF Star desde o dia 23 de setembro.

Velório

O velório será amanhã, das 9h às 13h, no Salão Branco do STF. O sepultamento ocorrerá após o velório no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul, em Brasília, no túmulo da família do ministro.

Veja também
Escritor e ativista indígena Ailton Krenak é novo imortal da Academia Brasileira de Letras

O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, que está em São Paulo nesta sexta-feira e embarcaria diretamente para viagem internacional, voltará a Brasília especialmente para participar da despedida.

Biografia

Paulista de Taubaté, ele nasceu em 19 de abril de 1933. Em 1955, concluiu o curso de Direito pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil, atual UFRJ. Foi professor universitário, advogado, procurador-geral da República e presidente do Supremo. Possui diversas obras, trabalhos e artigos publicados, principalmente sobre temas relacionados ao Direito Civil.

Moreira Alves deixou enorme contribuição ao povo brasileiro. Ele foi presidente do STF (1985-1987) e, nessa condição, presidiu a sessão que instalou a Assembleia Constituinte. Também assumiu a Presidência da República interinamente, em razão da linha sucessória. Foi membro da Comissão encarregada de elaborar o Anteprojeto do Código Civil Brasileiro, de 2002, e presidente das comissões revisoras do Anteprojeto do Código de Processo Penal e do Código das Contravenções Penais.

Nomeado ao cargo de procurador-geral da República em 1972, exerceu a função até 1975, quando, em 18 de junho do mesmo ano, foi nomeado ministro do STF pelo presidente da República Ernesto Geisel, na vaga aberta com a aposentadoria do ministro Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Mello.

Entre as matérias relatadas por ele, destaque para a Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 1 sobre a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e o chamado caso Ellwanger (HC 82424) que discutiu a prática de racismo contra judeus.

O ministro Moreira Alves aposentou-se compulsoriamente em 2003, quando completou 70 anos de idade. Sua cadeira foi ocupada pelo ministro Joaquim Barbosa, também aposentado atualmente.

Fonte: STF

Compartilhe:
Palavras-chave
obituáriostf