Geral -
Comitiva da UFPB vai a Brasília pleitear recursos de emendas parlamentares
Termômetro da Política
Compartilhe:

Comitiva da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) integrada pela vice-reitora Liana Filgueira e por outros gestores da instituição realizou visita institucional ao Congresso Nacional, em Brasília, no Distrito Federal, no intuito de dialogar com parlamentares paraibanos e solicitar apoio à concessão de recursos de emendas parlamentares individuais e de bancada para 2024. A agenda vai até a quinta-feira (19). Para a vice-reitora, os recursos que serão repassados contribuirão para o funcionamento e melhorias da instituição. “Nesse contexto, realizamos um levantamento das demandas por centro e setores para apresentar aos parlamentares”, disse Liana.

Comitiva da UFPB com o deputado federal Wilson Santiago (Foto: Ascom/UFPB)

Na terça-feira (17), a comitiva de gestores visitou os gabinetes dos deputados federais Wilson Santiago (Republicanos-PB), Ruy Carneiro (Podemos-PB), Mersinho Lucena (PP-PB), Romero Rodrigues (Podemos-PB), bem como o gabinete do deputado Murilo Galdino (Republicanos-PB), onde o grupo foi recebido pela assessora de Orçamento Ana Duarte.

Veja também
Brasil conquista cinco medalhas em olimpíada latina de astronomia

Segundo a vice-reitora Liana Filgueira, este é o momento de dialogar com os parlamentares sobre as emendas, individuais e de bancada, em busca de apoio com investimentos para a UFPB.

“A gestão da UFPB convidou individualmente cada Diretor de Centro para participar da comitiva de visita a Brasília. A participação dos diretores tem sido de fundamental importância para a exposição das demandas de seus centros. Até este momento, temos sido muito bem recebidos por cada parlamentar. Acreditamos que as visitas serão bastante produtivas”, comentou a professora Liana Filgueira.

As emendas individuais pleiteadas pela UFPB são destinadas a atender a demandas de infraestrutura e equipamentos, com vistas à expansão da qualidade na Instituição de forma a beneficiar toda a comunidade universitária, que totaliza mais de 40 mil usuários; enquanto que as emendas de bancada estão sendo solicitadas para conclusão da infraestrutura e expansão de cursos de pós-graduação.

A pretendida concessão de emenda de bancada beneficiará 43 cursos de pós-graduação da UFPB, a partir das reformas em edifícios e conclusão de blocos prediais de pós-graduação, tais como do Centro de Biotecnologia (3 cursos); do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (14 cursos); do Centro de Ciências Jurídicas (4 cursos); do Centro de Tecnologia (7 cursos); do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (12 cursos); além do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid) do Centro de Informática (3 cursos). Com os quatro campi representados pelos diretores de centro da UFPB, os investimentos pleiteados buscam contemplar a Universidade como um todo. 

De acordo com documento destinado aos congressistas paraibanos, o atendimento ao pleito da emenda de bancada terá grande impacto nas atividades de pós-graduação da instituição, refletindo na quantidade e qualidade das pesquisas científicas e tecnológicas em toda a Paraíba e o Brasil, pela formação de centenas de especialistas, mestres, doutores e pós-doutores, bem como na produção de conhecimento científico e tecnológico, e inovação.

Fonte: Ascom/UFPB

Compartilhe:
Palavras-chave
ufpb