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Outubro Rosa: loja inova ao promover campanha de conscientização para tratamento precoce do câncer de mama
Laura de Andrade*
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Ao passar em frente à loja Richards Manaira Shopping, em João Pessoa, pode-se perceber algo diferente na entrada. Em cores branco e rosa, a vitrine faz um convite para todas as mulheres, em forma de mensagem: “Se toque! Olhe para elas, a prevenção salva”. A ação, que faz parte da campanha do Outubro Rosa, não para por aí. Além de compor parte da decoração, a direção também distribuiu o recado estampado em camisetas para os seus funcionários, influencers e defensores da causa.

“É preciso que façamos cada vez mais ações e campanhas que possam informar sobre a importância do exame do toque, tocar as mamas e sentir/conhecer o próprio corpo”, disse proprietária da Richards, Isabelle Novaes.

Durante todo o mês de outubro, funcionários da Richards Manaira Shopping vestem a camisa da campanha (Foto: Divulgação)

Em ampla divulgação ao mês de conscientização sobre o câncer de mama, o apoio à ação é consenso entre aqueles que fazem parte da Richards. Durante outubro, todos os funcionários vestem a camisa de cores rosa e branco com o lembrete que a prevenção salva. Isso porque acredita-se na detecção precoce do câncer de mama como estratégia importante para vencer a doença. Ou seja, quanto mais cedo for identificado, maiores são as chances de cura.

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Psicóloga e defensora da conscientização do câncer de mama, há cerca de 5 anos Talita Queiroga enfrentou a doença. Jovem e sem histórico na família, foi durante a segunda gravidez que veio a descoberta. Durante o período delicado, tratou-se e, atualmente, defende a causa. Para ela, a ação da Richards agrega ao movimento realizado. “O mês de outubro já é um mês conhecido no mundo todo sobre as ações referentes ao câncer de mama. Essa prática da loja é relevante pois se soma a várias outras na ajuda a alertar mulheres e sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama”, disse.

Isabelle acredita que para muitas mulheres, o próprio corpo ainda é um tabu. Muitas delas sentem-se inibidas, envergonhadas e culpadas e, portanto, reforçar o tema em campanha é uma forma de encorajá-las. “A repetição torna mais natural o tema, combate a desinformação, conscientiza, e tudo isso vai encorajando as mulheres. Também é uma forma de ampliar o lugar de fala dessas mulheres, acolher e mostrar que não estão sozinhas”, disse Isabelle.

Além de fazer o autoexame, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (INCA) recomendam que mulheres entre 50 e 69 anos realizem mamografia com intervalos máximos de 2 anos, visando a detecção precoce. De acordo com o INCA, o câncer de mama é o segundo maior em incidência no Brasil, com 10,5% do total de casos. E até 2025, estima-se que haja 74 mil novos casos da doença a cada ano.

“A manutenção e constância desse autocuidado leva a perceber de imediato qualquer alteração. É essa consciência que precisa ser desenvolvida: quanto mais cedo o câncer for detectado, maior é a chance de cura. Então se toque! E previna o câncer”, finaliza Isabelle.

*Sob supervisão de Felipe Gesteira.

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