ads
Política -
Comissão aprova criação de fundo para financiar aumento de áreas verdes nas cidades
Termômetro da Política
Compartilhe:

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou a criação de um fundo para financiar o aumento dos espaços verdes nas cidades brasileiras. A medida está prevista no Projeto de Lei 3272/23, do deputado Jonas Donizette (PSB-SP). Para o deputado e relator da proposta, Marcelo Lima (PSB-SP), é preciso tornar as áreas urbanas mais agradáveis. “Nessa conjuntura, que tende a se intensificar nos próximos anos, tornar as áreas urbanas mais aprazíveis é inadiável”, disse Lima.

Marcelo Lima defende que é preciso tornar as áreas urbanas mais agradáveis (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

Pelo texto, o Fundo Nacional para Ampliação das Áreas Verdes Arborizadas Urbanas vai privilegiar o financiamento de iniciativas em municípios com índice inferior a 12 m² de área verde por habitante. Esse é o patamar mínimo recomendado internacionalmente.

Veja também
Bolsa Família completa 20 anos e alcança 21,45 milhões de famílias

O projeto de lei ainda será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Medida importante

A proposta recebeu parecer favorável do relator, deputado Marcelo Lima. Ele afirmou que 85% da população brasileira reside em áreas urbanas, o que torna o incremento dos espaços verdes tão importante quanto os serviços públicos básicos, como transporte e saúde.

Características do fundo

O projeto insere as novas regras no Código Florestal. As principais características do novo fundo são as seguintes:

  • será custeado por diversas fontes, como recursos do Orçamento federal e doações;
  • a administração ficará a cargo de um conselho gestor, com representantes da sociedade e de órgãos federais das áreas de meio ambiente e política urbana;
  • os recursos poderão custear, no máximo, até 60% do valor dos projetos apresentados;
  • os projetos deverão ser compatíveis com o plano diretor municipal; e
  • a liberação de cada parcela será precedida de comprovação do cumprimento da etapa anterior.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Compartilhe: