Política -
Câmara dos Deputados premia entidades e personalidades nas áreas de mobilidade, saneamento e habitação
Termômetro da Política
Compartilhe:

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados promove na quarta-feira (25) a solenidade de entrega da 8ª edição do Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação. O evento será realizado às 16h30, no Salão Nobre.

A premiação contempla três personalidades e três entidades que têm desenvolvido trabalhos que melhoram a vida dos cidadãos, nas áreas de mobilidade, saneamento e habitação no Brasil.

Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, foi escolhido por aclamação (Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)

As indicações foram feitas pelos deputados da comissão, que neste ano decidiram também agraciar, por aclamação, o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, pela sua atuação à frente do ministério.

Veja também
Evangélicos estão entre grupos que mais compartilham fake news sobre vacinas, aponta estudo

Além do ministro, serão agraciados com diploma de menção honrosa na edição deste ano:

Categoria Personalidades

  • o procurador-geral do Ministério Público do Paraná, Gilberto Giacoia: pelos resultados positivos em prol da comunidade assistida, com efetiva proteção das instalações hidrossanitárias, poluição hídrica e eventual dano ambiental em curso hídrico;
  • o prefeito da cidade de Taboão da Serra (SP), José Aprígio da Silva: responsável pela construção de milhares de moradias e atua diretamente na aprovação de melhorias no sistema habitacional;
  • o presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo, Reinaldo Iapequino: desenvolve há quase duas décadas a implantação e o aperfeiçoamento de políticas públicas de habitação no estado de São Paulo.

Categoria Entidades

  • Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos: através do Programa Moradia Digna, foi pioneiro na assistência jurídica gratuita àqueles que vivem em condições precárias de habitação;
  • Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP): o Programa A Casa É Minha, coordenado pela Secretaria de Habitação do município, prioriza investimentos em projetos de urbanização integrada ao trabalho social e a regularização fundiária, desde 2017;
  • Saneamento de Goiás S.A. (Saneago): está classificada entre as melhores companhias de Saneamento do País pelo empenho na universalização. Hoje, o índice de atendimento com água atinge 98% da população – são mais de 6 milhões de beneficiados. O atendimento com esgoto já chega a 72%.

Homenagem
Lançado em 2015 e concedido anualmente pela Câmara, o prêmio presta homenagem ao arquiteto e urbanista Lucio Costa (1902-1998), referência na arquitetura moderna brasileira e criador do Plano Piloto de Brasília.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Compartilhe: