ads
Política -
Comissão aprova projeto que obriga governo a divulgar informações sobre autismo
Termômetro da Política
Compartilhe:

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que obriga o poder público a disponibilizar para a população informações sobre o transtorno do espectro autista (TEA) e a escala M-Chat R/F. Essa escala é um questionário usado no diagnóstico de autismo. O texto aprovado prevê a divulgação no cartão de vacinação, nas páginas de internet e redes sociais dos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as esferas de governo e em aplicativos do SUS, como o ConecteSUS.

Dra. Alessandra Haber é presidente da Subcomissão das Pessoas com Espectro Autista (Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados)
Reduzir estereótipos

O texto aprovado foi o substitutivo da relatora, deputada Dra. Alessandra Haber (MDB-PA), ao Projeto de Lei 5104/20, do ex-deputado Guiga Peixoto (SP), e ao apensado (PL 452/23), que trata do mesmo assunto.

Veja também
Cartilhas orientam sobre entrega legal de bebês para adoção

Dra. Alessandra destacou a importância da medida. “Reforçar a conscientização e a compreensão sobre o transtorno do espectro autista ajuda a reduzir estigmas e estereótipos. Além disso, aumenta as chances de diagnóstico precoce”, disse a deputada, que também é médica.

Tramitação

O projeto será analisado agora, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Compartilhe: